INTRODUÇÃO
Texto revisado, atualizado e ampliado em 08/08/2013, em 04/10/2015, em 03/12/2015, e em 29/03/2017. Na data desta atualização, este texto ocupa 20 páginas de papel A4 escrito com fonte Verdana 10.
A tradução Literal do Texto Tradicional da Bíblia (LTT) de Hélio de Menezes Silva, do site Sola Scriptura TT, foi consultada e citada onde indicado.
Todas as explicações entre chaves {} são de Hélio de Menezes Silva.
A Almeida Corrigida Fiel (ACF) da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil (SBTB) também foi consultada e citada onde indicado.
Muitos termos em cor azul estão associados com seus respectivos vínculos (links), a maioria neste blog e na Wikipédia.
A ORIGEM DO MAL E NOSSO DEVER DE PEDIR AJUDA A DEUS PARA RESISTIR E COMBATER AO MAL
Deus é o Todo Poderoso e ELE se faz conhecer através de Sua Palavra, que está na Bíblia [Deuteronômio 4:2; 12:32]; [Isaías 40:8]; [Jeremias 26:2]; [Mateus 5:17-18]; [Lucas 16:17]; [João 1:1-5; 14:16, 25-26]; [2ª. Timóteo 3:16]; [2ª. Pedro 1:20]; [Apocalipse 22:18-19].
Tudo o que é atribuído a Deus, mas está em discordância com a Palavra de Deus, está errado.
Não há coisa alguma, em lugar algum, em condições de confrontar Deus, a ponto de Ele ter de "lutar contra".
Portanto, É ERRADO, é uma blasfêmia, dizer que Deus luta contra o mal.
É uma blasfêmia, porque colocar Deus, o Altíssimo, em situação de lutar contra algo, é atribuir a esse algo a posição de confrontar Deus a ponto de Ele ter de "lutar contra".
MAS nada, nem ninguém, neste, nem em qualquer outro mundo, nem na realidade na qual este mundo existe, nem em outra dimensão, está em condição tal, que leve Deus a "lutar contra". Nem o mal.
Criações e criaturas, sim, lutamos por alguma coisa, ou lutamos entre nós, ou lutamos contra algo ou contra alguém.
Anjos lutam. Seres humanos lutam. Criaturas lutam.
Outro ERRO blasfemo e CORRUPTOR de expressão é escrever ou falar que Deus "não pode" isso, ou "não pode" aquilo, sem que essa afirmação seja estritamente uma citação literal do que está escrito na Palavra de Deus.
Se há tal expressão em algum trecho na Palavra [ESCRITA] de Deus, é porque o PRÓPRIO DEUS atribui a Si o compromisso de deixar de fazer algo, e Ele quer que quem lê a Palavra de Deus saiba disso, e isso precisa ser devidamente esclarecido para quem ouve ou assiste a uma pregação.
Por exemplo:
[2ª. Timóteo 2:13] “Se somos infiéis, Ele permanece fiel: Não pode negar a Si mesmo.” [ACF, negrito acrescentado.]
Este versículo 13 do 2º. capítulo da 2ª. Carta (Epístola) do Apóstolo Paulo a Timóteo FOI INSPIRADO POR DEUS, NA PESSOA DO ESPÍRITO SANTO, conforme nos diz o Senhor Jesus Cristo em João 14:16; 25-26:
“E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que permaneça convosco para sempre; [...] Tenho-vos dito isto, ainda estando ao vosso lado. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, a Quem o Pai enviará no Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto Eu vos disse.” [ACF, negrito acrescentado.]
Além disso, as coisas que Deus "não pode" fazer, porque Ele assim decidiu, não são limitações de Deus. São apenas e tão somente demonstrações do caráter de Deus, de como Ele É.
Deus NÃO PRECISA dos seres humanos, nem de nada, nem de ninguém, nem neste mundo, nem outra dimensão, nem no Céu (lugar espiritual)!
Ao escrever, ou dizer, que Deus "precisa de você", quem escreve ou diz isso está adotando um ponto de vista LISONJEADOR, ENGANADOR e CORRUPTOR que tem sustentado a atual APOSTASIA, a qual retira a autoridade absoluta de Deus e centraliza a atenção no ser humano.
A revelação de Deus aos seres humanos é pelo AMOR dEle por nós e é Ele quem revela isso:
[João 3:16] "Porque DEUS AMOU o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho, o Seu unigênito, para que todo aquele que está crendo nEle (no Filho) não se faça perecer, mas tenha a vida eterna." [LTT]
AS AFIRMAÇÕES ACIMA PODEM SER EXPLICADAS
Deus CRIOU TUDO, absolutamente tudo o que podemos perceber pelos nossos sentidos, tudo o que não podemos perceber pelos nossos sentidos, e tudo aquilo cuja existência pode ser detectada e investigada com o uso de equipamentos inventados graças à inteligência que Deus nos deu, desde os micro-organismos até os limites do que podemos investigar.
Também é através do uso criterioso da inteligência, seguindo certas regras de lógica matemática, que é possível até mesmo imaginar níveis de existência com mais de três dimensões espaciais, e investigar as possíveis implicações físicas dessas dimensões adicionais no mundo que nos cerca.
DEUS CRIOU TUDO, E TUDO O QUE VEIO A EXISTIR NA CONTINUIDADE DO QUE FOI ORIGINALMENTE CRIADO, TAMBÉM TEM EXISTÊNCIA DEVIDA ORIGINALMENTE A DEUS.
Nesse sentido, é correto dizer que Deus criou a humanidade, pois nós não estaríamos aqui se não fosse pela vontade inicial de Deus, que criou o Mundo, e Adão e Eva.
A geração de nossos corpos ocorre nos ventres de nossas respectivas mães, mas OS NOSSOS RESPECTIVOS ESPÍRITOS INDIVIDUAIS SÃO CRIADOS POR DEUS, PESSOALMENTE POR ELE!
[Zacarias 12:1] Peso da Palavra de Deus sobre Israel: Fala o Senhor, o que estende o céu, o que funda a terra, O QUE FORMA O ESPÍRITO DO HOMEM DENTRO DELE.
[ACF, maiúsculas e negrito acrescentados.]
Nossa existência e a existência de tudo são sustentadas por Deus na pessoa do Senhor Jesus Cristo, o Verbo de Deus, a Palavra de Deus, que trouxe tudo à existência e que a sustenta [João 1:1-3]. O nosso simples existir é devido ao Senhor Jesus Cristo.
DEUS TAMBÉM CRIOU O MAL
[Isaías 45:7] "Eu formo a luz, e crio as trevas; Eu faço a paz, e crio o mal; Eu, o SENHOR, faço todas estas coisas." [ACF, negrito acrescentado.]
Sim, Deus fez essa revelação ao profeta Isaías para que isso seja do conhecimento de quem lê e ACEITA a Palavra de Deus.
Há muitas interpretações politicamente corretas, que atribuem tal frase ao dano físico do juízo repreensor de Deus. Essa interpretação se justifica em parte pela oposição entre as palavras "paz" e "mal".
Ou seja, os tempos de "paz" eram propiciados aos hebreus quando eles obedeciam à Palavra de Deus, mas eles sofriam o "mal" infringido pelas guerras, invasões e exílio, quando os hebreus desobedeciam e afrontavam a Deus. Neste caso, o conceito de mal está referenciado na percepção subjetiva de quem sofre o juízo.
Mas esta interpretação é parcial.
Deus criou tudo, inclusive o mal, ainda que indiretamente, e a autoridade de Deus é absoluta sobre tudo o que existe, inclusive sobre o bem e sobre o mal.
No 1º Livro de Samuel, capítulo 16, versículos 14 e 23 [1º Samuel 16:14,23], lemos:
"14 E o Espírito do SENHOR se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do SENHOR." [...] 23 E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tangia com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele." [ACF, negrito e maiúsculas acrescentados.]
Sim, um espírito MAU da parte do Senhor, porque a Ele pertence a autoridade absoluta sobre tudo o que existe, inclusive sobre os espíritos maus (anjos caídos ou demônios), e porque foi o Senhor Quem determinou que Saul passasse a ser atormentado.
Outras citações que mostram a autoridade absoluta de Deus, inclusive sobre o MAL (texto original em itálico e texto explicativo em vermelho entre colchetes):
[Juízes 9:22-25] [Deus enviou um "mau espírito" para incitar os moradores de Siquém a combater Abimeleque como castigo por Abimeleque ter sido responsável pela violência contra os setenta filhos de Jerubaal.]
[1º Reis 22:13-23, 2º Crônicas 18:12-22] [O profeta Micaías recebeu de Deus a visão de que "um espírito" se ofereceu a Deus para induzir os profetas do rei Acabe a mentir para ele e convencê-lo a lutar em Ramote de Gileade, para ali ser derrotado e morto. Leia João 8:44, onde o Senhor Jesus Cristo afirma que o Diabo, o Acusador, o Caluniador, é o pai da mentira. Mas Deus tem autoridade sobre tudo e sobre todos, inclusive sobre o Acusador Caluniador.]
[Jó 12:16] Com Ele [DEUS] está a força e a sabedoria; Seu é o que erra e o que faz errar. [porque a Deus pertence a autoridade absoluta sobre tudo e todos, desde sempre e para sempre] [LTT, negrito e colchetes acrescentados.]
[Lamentações de Jeremias 3:38-40] 38 Porventura DA BOCA DO ALTÍSSIMO não sai TANTO O MAL COMO O BEM?
39 De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada homem dos seus próprios pecados.
40 Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR.
[LTT, maiúsculas e negrito acrescentados.]
[Ezequiel 14:7-9] 7 Porque qualquer homem da casa de Israel, e dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que se apartar de andar após Mim, e levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua iniquidade diante do seu rosto, e vier ao profeta, para Me consultar por meio dele, Eu, o SENHOR, lhe responderei por Mim mesmo.
8 E porei o Meu rosto contra o tal homem, e o farei ser destruído PARA QUE SIRVA DE SINAL E PROVÉRBIO, e arrancá-lo-ei do meio do Meu povo; e sabereis que Eu sou o SENHOR.
9 E se o profeta for enganado, e falar alguma coisa, Eu, o SENHOR, terei enganado esse profeta; e estenderei a Minha mão contra ele, e destrui-lo-ei do meio do Meu povo Israel. [LTT, maiúsculas e negrito acrescentados.]
Em Ezequiel 14:7-9 Deus deixa claro que as pessoas que estavam em Israel e se afastavam da Palavra de Deus para se entregarem à idolatria que satisfaz as próprias expectativas, CONTRA a vontade de Deus, e procuravam por "profetas" que justificavam tais opções idólatras, eram induzidas ao ERRO pelo próprio Deus, para que sofressem a consequências e servissem de exemplo.
Quando Deus criou Adão e Eva [Gênesis 1:26-28; 2:7, 18, 22], ambos não sabiam o que é o mal e, portanto, nem tinham como saber da existência do mal. Adão e Eva estavam preservados do mal, e seus filhos [Gênesis 1:28] também teriam sido preservados do mal, se Adão e Eva tivessem mantido a absoluta confiança e a consequente OBEDIÊNCIA A DEUS.
A única restrição que Deus estabeleceu para Adão e Eva é que eles não comessem da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, sob pena de sofrerem a morte do corpo se desobedecessem [Gênesis 2:17].
Exceto pela restrição aos frutos da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, a LIBERDADE e a SEGURANÇA de Adão e Eva eram tamanhas, que até Lúcifer [Isaías 14:12] (hoje chamado de Satanás, o Opositor, e de Diabo, o Acusador, o Caluniador) tinha acesso ao Jardim do Éden, um lugar criado por Deus para Adão [Gênesis 2:8] e Eva.
O acesso que Lúcifer, a antiga Serpente (Quetzalcoatl) [Apocalipse 12:9], tinha ao Jardim do Éden (Paraíso) originalmente não representava risco algum a Adão e Eva (nem a seus futuros filhos), pelo simples fato de que a OBEDIÊNCIA A DEUS propiciava a eles a completa e absoluta proteção contra o mal.
Tudo o que Adão e Eva precisavam fazer era manter a confiança e a OBEDIÊNCIA a Deus todo Poderoso, e deveriam ignorar qualquer proposição ou argumentação que contrariasse a vontade manifesta de Deus.
O MAL JÁ EXISTIA QUANDO DEUS CRIOU OS SERES HUMANOS, E QUANDO O HOMEM E A MULHER FORAM CRIADOS, NÃO TINHAM CONSCIÊNCIA DO MAL E NÃO ERAM SUSCETÍVEIS AO MAL [é o que se constata ao ler Gênesis 3:22].
A ORIGEM DO PECADO E DA CONSEQUENTE SUSCETIBILIDADE DOS SERES HUMANOS AO MAL
Lúcifer (Satanás) usou a forma da Serpente (ou de um réptil) [Gênesis 3:1, Apocalipse 12:9] para assediar Eva e a convenceu de que se ela e Adão DESOBEDECESSEM a Deus, ambos não morreriam, mas viriam a ser deuses iguais a Deus, sabedores do bem e do mal [Gênesis 3:4-5].
Eva se deixou persuadir pela Serpente, e Eva persuadiu Adão a, juntos, comerem da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal [Gênesis 3:6]. Ao comerem, Adão e Eva de fato tornaram-se conhecedores do bem e do mal, perderam toda a inocência, e se conscientizaram de que estavam nus [Gênesis 3:7-11].
Essa é a origem do PECADO, e a origem do mal que nós seres humanos temos predisposição de cometer em alguma medida. Isto porque, como consequência do PECADO, desde os primeiros filhos de Adão e Eva fora do Éden, TODOS os seres humanos passamos a estar sujeitos à influência do Maligno em alguma medida [Efésios 2:1-3], pois a natureza humana foi corrompida pelo pecado de desobediência [Gênesis 3:7-11, 22-23], originalmente cometido por Adão e Eva, com a ilusão de que se tornariam "deuses".
O ATO SEXUAL NÃO É O PECADO ORIGINAL
Nem é, por si só, pecado.
É comumente atribuído a Agostinho de Hipona (13/11/354 a 28/08/430), o Santo Agostinho, a autoria da expressão "Pecado Original".
Infelizmente, grupos de escarnecedores e zombadores, especuladores sem fé, e inimigos da fé no Senhor Jesus Cristo, associaram enganosamente a ideia de "Pecado Original" ao ato sexual.
Desde o tempo dos Apóstolos, tem havido especuladores que se apresentam como cristãos, mas que não reconhecem a Palavra de Deus nos termos em que o Senhor Jesus Cristo assim a determina e declara [Lucas 16:17; João 1:1-5; João 14:16, 25-26], de forma que tais especuladores "cristãos" não se submetem integralmente à autoridade da Palavra de Deus que está em traduções fiéis da Bíblia [leia a NOTA 1 de final de texto].
Afirmar, ou mesmo sugerir, e reforçar, uma associação entre o ato sexual e a desobediência original de Adão e Eva a Deus, é uma maneira MALIGNA e MUITO PERVERSA de DESVIAR a atenção de milhões de pessoas do que a Palavra de Deus realmente nos esclarece sobre nossa natureza decaída e nossa necessidade de fazermos a vontade de Deus ("amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos", e "fazermos aos outros aquilo que gostaríamos que os outros nos fizessem").
A associação MENTIROSA, persuasiva, e enganadora, entre Pecado Original e sexo, desvirtua a interpretação do que está escrito na Palavra de Deus, de forma a criar uma ideia MENTIROSA e PERVERSA de que o sexo, por si só, representaria "o pecado", como se a castidade, por si só, fosse sinônimo de algo como "santidade"!
Ora, se pela "castidade" uma pessoa se tornasse "isenta de pecado", ela não precisaria conhecer o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, nem precisaria aceitar a gratuidade da Salvação para receber de Deus a Vida Eterna em Sua presença, nem se sentiria motivada a orientar sua vida pela Palavra de Deus, e nem se sentiria feliz a cada oportunidade de testemunhar de sua fé no Senhor Jesus Cristo.
O erro de acreditar que só pela "castidade" uma pessoa teria plena "isenção de pecado" diante de Deus tem levado milhões de pessoas a ignorarem a Palavra de Deus, e a viverem em extrema frustração e infelicidade, porque estão se auto impondo uma mentira com aparência de piedade.
Ou seja, Satanás tem conseguido influenciar milhões de pessoas a terem uma ideia ERRADA, e continuamente reafirmada em todas as mídias, de que sexo é o pecado original, de tal forma que milhões de pessoas não reconhecem a necessidade de procurarem conhecer a vontade de Deus em Sua Palavra, e se submeterem à Sua autoridade.
Dessa forma, desde a saída dos humanos do Éden, Satanás (o Opositor dos humanos) tem usado de todos os meios de que ele dispõe para tentar nos convencer de que, ou não precisamos de Deus, ou, pior, de que podemos ser iguais a Deus.
AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO.
Todos erramos [Romanos 1:18,32], todos precisamos da graça de Deus [Romanos 3:10-26; 5:12], e todos devemos obediência aos mandamentos do Senhor Jesus Cristo [Mateus 25:35-41; 26:41; Marcos 12:30-31; João 15:1-12; Romanos 5:19; 1ª. Pedro 1:13-25], pois nEle foi cumprida a promessa de Deus Pai no Antigo Testamento [Isaías (53:4-5; 56:3); Atos 8:32-35, Hebreus, Filipenses 2:6-7].
Como todos erramos, não nos cabe julgar uns aos outros [Mateus 7:1-5], nem aos descrentes [1ª Coríntios 5:9-12], pois o Juízo pertence a Deus [Salmo 94]. O máximo que podemos fazer é demandar pedido pessoal de desculpas e/ou reparação de quem nos causa ofensa e/ou dano, nos termos em que o Senhor Jesus Cristo determina [Mateus 18:15-20, Lucas 17:3-4] [por favor, leia a NOTA 2 de final de texto].
Mas, ao invés de obedecer à Palavra de Deus, podemos nos enganar a nós mesmos e uns aos outros, com palavras enganosas de conforto e/ou de contemporização, e até mesmo de lisonja e bajulação, baseadas em convenções que criamos para diminuir o peso na consciência ou, em alguns casos, para cauterizar a consciência.
É a nossa autoindulgência que nos leva a interpretar INDIFERENÇA, IGNORÂNCIA DELIBERADA, COMODISMO, OMISSÃO e nossa NATUREZA HUMANA CORROMPIDA como sinônimos de "inocência".
Mas DEUS sabe a VERDADE de cada um de nós e, como DEUS nos diz no versículo 10 da citação abaixo, ELE sabe o que se passa no mais íntimo de cada um de nós.
Como está escrito:
[Jeremias 17:9-10] 9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente ímpio; quem o poderá conhecer?
10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada homem segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. [LTT]
O MAL que há no mundo, hoje, é unicamente CONSEQUÊNCIA CUMULATIVA DAS OPÇÕES HUMANAS NOS ÚLTIMOS MILHARES DE ANOS FORA DO JARDIM DO ÉDEN, e se alguém precisa lutar contra o mal, esse alguém somos NÓS, com a ajuda que necessariamente precisamos pedir a Deus, pois, sem o conhecimento e sem a obediência à Palavra de Deus, permanecemos no erro.
A miséria e a fome são consequências diretas dos sistemas de dominação adotados há séculos em várias culturas. O texto A RELIGIÃO DE MISTÉRIOS DA BABILÔNIA, neste blog, dá uma contribuição para a compreensão de como chegamos à atual situação de exploração de uma grande maioria corrompida e desorganizada por uma minoria corruptora e muito motivada e organizada.
Todas as guerras e violências sociais estão incluídas no mesmo jogo de interesses inerentes a tais sistemas de dominação. Até mesmo a violência individual é, em grande parte, subproduto disso.
As doenças e debilidades físicas são uma possibilidade inerente à realidade deste mundo. A maneira como lidamos com as doenças e debilidades físicas é que faz diferença, e elas tanto podem ser uma razão para despertar solidariedade e laços de união, como podem colocar em evidência a indiferença e a omissão. Leia Mateus 25:34-40.
Mas Deus está perto de quem O procura
[Salmo 145:18] Perto está o SENHOR de todos os que O invocam, de todos os que O invocam em verdade. [LTT]
[Jeremias 29:13] Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo vosso coração. [LTT]
Diante de Deus, temos a obrigação de pedir ajuda a Ele para resistirmos ao mal e lutarmos contra o mal, pois o mal NÃO fez parte da concepção inicial do ser humano nas pessoas de Adão e Eva.
Portanto, não está originalmente em nós a capacitação necessária para combater ao Mal. A capacitação para resistir preventivamente e combater eficazmente ao mal é propiciada por Deus, e somente por Deus, quando nós pedimos tal capacitação em nome do Senhor Jesus Cristo.
A PERIGOSA E INSISTENTE IDENTIFICAÇÃO DE DEUS COM SUAS CRIAÇÕES.
Exegese bíblica é o estudo, a interpretação, e a contextualização de textos da Bíblia. Uma pesquisa sobre O MAL em livros de exegese bíblica e em sites de internet, de autoria de membros de Igrejas, mostra que todos os autores negam que Deus tenha criado o mal, porque a grande maioria CONFUNDE criação com Criador, mesmo sem admitir isso.
[NOTA] Este surpreso Autor AINDA não encontrou na internet, nem em publicações em papel, uma admissão, de autoria cristã, de que Deus criou TUDO, inclusive o mal.
Trata-se de perigosíssimo erro escrever ou afirmar que Deus não criou o mal, porque Deus é amor (o que é verdade), e/ou porque não há mal em Deus (o que também é verdade).
A grande questão é que a Palavra de Deus nos deixa claro que as criaturas e as criações de Deus NÃO SÃO DEUS.
A energia NÃO é Deus.
"O Universo" (sic) NÃO é Deus.
A Natureza NÃO é Deus.
A Terra (ou Mãe Gaia, ou seja que nome for) NÃO é uma deusa, NEM é a "expressão feminina" de Deus.
Escrever ou dizer que uma criação de Deus é uma expressão de Deus, é muito diferente de identificar Deus com Sua criação e atribuir divindade às coisas criadas por Deus.
Identificar Deus ou atributos de Deus, com suas criações, é cair no laço do paganismo panteísta. É uma flagrante e grave heresia.
Não existe igualdade, nem qualquer equivalência, entre Deus e suas criações, das quais conhecemos uma parte ínfima, restrita à nossa capacidade de percepção e de compreensão, tanto material quanto espiritual.
Escrever ou dizer que Deus não criou o mal porque o mal não é um atributo de Deus e não há mal em Deus, é pretender o quê? Que o mal criou a si mesmo? Que o mal teria originado a sim mesmo e, portanto, teria uma condição de contraposição em relação ao "bem" de igual para igual?
Afirmar que o mal é a ausência completa do "bem", ou o "completo" afastamento de Deus é apenas uma forma novamente centrada em raciocínio humano, no próprio ser humano. Mas esse raciocínio humano exclui a suprema e absoluta autoridade de Deus sobre tudo, inclusive sobre a completa "escuridão" (em todos os sentidos) e sobre o vácuo. Afinal, se o "mal" fosse o "completo" afastamento de Deus, o "mal" seria "autoexistente", pelo afastamento (ou pela exclusão) de Deus!
[NOTA] A afirmação de Agostinho de Hipona e dos que concordam com ele ainda hoje, de que o mal é a ausência completa do "bem", ou o "completo" afastamento de Deus, é um raciocínio (um silogismo) baseado na ideia de que Deus "é luz", e onde não há luz, há escuridão. Mas trata-se de um silogismo mal aplicado e herético, pois Deus é onipresente, onisciente e Todo Poderoso.
Essa é uma forma muito enganosa de encaminhar uma discussão sobre o surgimento e a existência do mal, e é favorável aos propósitos do Maligno e de seus cúmplices, que sempre tentam colocar Lúcifer [o Satanás (Opositor), o Diabo (Acusador, Caluniador), a antiga Serpente (Kukulkán dos Maias, Quetzalcoátl dos Astecas)], em situação de igualdade em relação a Deus, o que nunca foi, nem jamais será verdade.
O grande objetivo de Lúcifer é usar de pretenso "bom senso", de racionalismo, de sutilezas intelectuais, e da manipulação da VAIDADE INTELECTUAL para induzir no maior número possível de seres humanos a ILUSÃO de que Lúcifer está em posição de confrontar a Deus.
Deus Pai, Filho e Espírito Santo, está acima e além de tudo e de todos, inclusive o mal, e isto deveria estar claro para todos nós.
É Lúcifer que quer se colocar no lugar de Deus diante dos seres humanos [Daniel 11:37; 2ª. Tessalonicenses 2:4] e, para atingir esse objetivo, ele usa de todos os meios, de mentiras, e de muitos cúmplices angelicais e humanos.
O que Deus Pai, Filho e Espírito Santo, mostra de Si mesmo em Sua Palavra é a mais absoluta VERDADE, e nos é suficiente.
[NOTA] Hélio de Menezes Silva escreveu uma sinopse do livro A TRI-UNIDADE DE DEUS NO VELHO TESTAMENTO, do Stanley Rosenthal, no qual este autor demonstra que a triunidade de Deus já era manifesta no Antigo Testamento, e só foi plenamente revelada a partir da primeira vinda do Senhor Jesus Cristo.
O fato de não haver mal em Deus não muda o fato de que Deus criou o mal.
Não nos cabe discutir o porquê de Deus ter criado Lúcifer e os anjos que o seguiram na rebelião. Deus os criou do jeito que eram.
Lúcifer quis que seus iguais o tratassem como se ele próprio fosse Deus, e conseguiu persuadir um terço dos anjos a satisfazerem tamanha vaidade dele [Isaías 14:12-15; Apocalipse 12:3-4].
[NOTA] Uma interpretação bíblica do capítulo 12 de Apocalipse, ou [Apocalipse 12], pode ser lida na postagem APOCALIPSE - UMA INTERPRETAÇÃO CONTEXTUALIZADA, neste blog.
Deus castigou a Lúcifer e seus seguidores, que perderam sua condição perante os outros anjos, seus irmãos, de modo que Lúcifer passou a ser comumente chamado de Satanás (Adversário, Opositor), e os anjos que o seguiram, de demônios. A Palavra de Deus também atribui a Lúcifer a condição de Diabo (do grego Diabolos), Acusador ou Caluniador em português [Apocalipse 2:10; 12:9]. A maliciosa atuação de Lúcifer como Acusador e Caluniador (Diabo) é bem ilustrada no belíssimo Livro de Jó, do Antigo Testamento.
[NOTA] A tradução das palavras Satanás e Diabo (diabolos) é informada por Hélio de Menezes Silva em nota de rodapé do Livro do Apocalipse do Novo Testamento da Tradução Literal do Texto Tradicional, Bíblia LTT disponível para venda em links informados no site Sola Scriptura TT.
Em Apocalipse 20:10, lemos que, ao fim da vindoura e inevitável Tribulação de sete anos (fim do Governo Mundial do Anticristo), Satanás e os demônios serão aprisionados no Tártaro (abismo, "inferno") durante mil anos, tempo de duração do prometido Reino do Senhor Jesus Cristo sobre a Terra [Apocalipse 20:4].
[NOTA] Adiante será exposta a explicação do estudioso Hélio de Menezes Silva sobre o uso de três termos, no Texto Recebido original grego, para designar os locais de aplicação de justiça criados por Deus, e que comumente são traduzidos para o português apenas com a palavra "inferno".
Depois de ficar esses mil anos preso no abismo (Tártaro), junto com os demônios, Satanás será libertado e tentará induzir a humanidade novamente em erro, mas o Senhor Jesus Cristo vai condenar Satanás e seus seguidores, tanto os demônios como os humanos, ao Lago de Fogo do castigo eterno (Geena).
O ENGANO SOBRE A NATUREZA DO MAL, E ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS DESSE ENGANO.
O inferno não é obra de Satanás, nem local onde ele reina ou reinará absoluto algum dia, como mostram a literatura profana, as superproduções cinematográficas e a TV.
Não sejamos ingênuos. No mundo inteiro, pequenos grupos exercem rigoroso e completo controle sobre o conteúdo de publicações, cinema e TV. A postagem A RELIGIÃO DE MISTÉRIOS DA BABILÔNIA neste blog expõe como foi estabelecida e é mantida a hierarquia que permite tal controle.
Nos países com economia baseada no suposto "capitalismo de mercado", os patrocinadores de grandes editoras e de grandes estúdios de cinema são os mesmos que controlam gigantescas e MULTIBILIONÁRIAS Corporações, bem como os meios de comunicação, principalmente a TV.
Isso nem sempre é segredo, pois muitas aquisições, fusões e associações são divulgadas em press releases, notícias nas páginas de economia e negócios de jornais, revistas e sites, e até em divulgações públicas de balanços contábeis.
Basta uma leitura atenta dos valores envolvidos nas transações de aquisições e fusões para se concluir, sem qualquer dúvida, que esses patrocinadores NÃO PRECISAM DO LUCRO das produções literárias, cinematográficas e televisivas, nem de um centavo sequer!
Toda a produção, distribuição, divulgação e apresentação literária, cinematográfica e de TV, envolvem custos e recursos enormes, e seus patrocinadores só pagam tais custos, e disponibilizam tais recursos, na medida em que tais produções induzem as respectivas audiências (os "consumidores") a se engajarem no cumprimento de uma ampla Agenda de objetivos dos patrocinadores.
Quem se dispõe a fazer uma pesquisa um pouco mais ampla sobre o assunto, percebe que o engajamento dos "consumidores" no cumprimento da Agenda da Nova Ordem Mundial dentro do Cronograma estabelecido é quase sempre SUBLIMINAR.
Afinal, é provável que as pessoas não assumiriam voluntariamente certos comportamentos, se percebessem o quanto serão horrivelmente prejudicadas, ou elas próprias, e/ou seus filhos e/ou seus netos.
O cumprimento dos itens dessa Agenda de objetivos, sim, é que concede o controle do comportamento das pessoas e dos meios de produção, propiciando um PODER quase absoluto a essa elite de pouco mais de dois milhões de pessoas, espalhadas entre União Europeia, EUA, Canadá, com colaboradores muito "motivados" no Japão, e possivelmente com colaboradores "motivados" na Rússia e na China.
[NOTA] Para um leitor atento, que exercita seu senso crítico ao ler, ver, e ouvir o noticiário, principalmente na mídia corporativa, a afirmação contida no parágrafo acima é óbvia. Mesmo assim, essa constatação e a estimativa do número de integrantes dessa Elite consta em alguns textos disponíveis na internet, mas não serão citados aqui.
[NOTA de revisão de 29/03/2017] Na publicação anterior, estava escrito "membros motivados" do Japão, da Rússia e da China. A palavra "membros" foi substituída por "colaboradores" porque fatos recentes NÃO permitem certeza de que algum membro das Elites dominantes no Japão, Rússia e China integrem, ou venham a integrar, o círculo mais interno de tomadas de decisão sobre o que ocorre no mundo, e o que será feito da humanidade.
Não há evidências críveis de que a Índia, o Brasil, e a África do Sul tenham integrantes nessa restrita elite. Muito pelo contrário. [Por favor, leia as NOTAS 3 e 4 de final de texto]
Atualmente, o principal e abertamente declarado objetivo de médio e curto prazo dos patrocinadores de tais produções é concretizar a Nova Ordem Mundial, que será governada por um único homem, o "Escolhido", ao qual será atribuída a condição de divindade.
Portanto, para atingir tal objetivo, é necessário condicionar toda a geração atual a aceitar a ideia de divindade autoatribuída PELO PRÓPRIO SER HUMANO! [2ª. Tessalonicenses 2:4]
Nesse sentido, é fácil constatar que muitas produções literárias (a partir do século XX) e cinematográficas apresentam Lúcifer (Satanás, Diabo) em situação de inverídica e descabida igualdade e afronta em relação a Deus.
No cinema, destacam-se:
O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby, 1968),
O Exorcista (The Exorcist, 1973),
A Profecia (The Omen, 1975),
Hellraiser (série de oito filmes produzida entre 1987 e 2005),
O Advogado do Diabo (The Devil's Advocate, 1997),
Hellboy (2004), Constantine (2005),
O Código da Vinci (The Da Vinci Code, 2006),
Anjos e Demônios (Angels & Demons, 2009).
Isso para citar apenas alguns dos filmes mais polêmicos e de maior audiência. A série Hellraiser (1987-2005) tornou-se "cult" e conta com fãs no mundo inteiro, assim como o blasfemo e mentiroso O Código da Vinci (2006).
Para um leitor atento da Palavra de Deus, não é difícil perceber que os filmes, os programas de TV, o cinema e os jogos de computador (games), têm sido amplamente usados pelos cúmplices de Lúcifer para condicionar a nós todos e principalmente os jovens a pensarem:
1) Deus como o defensor do "bem" das pessoas, mas apenas o "bem" que as pessoas querem;
2) O Diabo como o causador do "mal" que ele e seus cúmplices podem ser convencidos a provocar contra inimigos de quem invoca os favores do Diabo.
Ou seja, um JOGO DE FORÇAS [leia Daniel 11:38], no qual Deus e o Diabo estariam de igual para igual, e a atuação de Um ou outro seria "induzida" pelas escolhas HUMANAS!
Colocar o Diabo em situação de igualdade perante Deus Todo Poderoso é uma influência da herança, dissimulada em nossa "cultura de massas", do PAGANISMO, que também atribuía aos humanos a capacidade de obter, através de práticas mágicas, os favores dos deuses e das forças do "bem", ou os favores dos deuses e das forças do "mal".
Dois exemplos desse tipo de eficiente e subliminar sugestão psicológica são as séries CORRUPTORAS Harry Potter (de J. K. Rowling, desde 1997, sete livros e oito filmes), e O Senhor dos Anéis (de J. R. R. Tolkien, livros publicados entre 1937 e 1945, três filmes lançados em 2001, 2002 e 2003). Sobre a dissimulada malignidade da série Harry Potter de livros e filmes, leia os artigos da página sobre Harry Potter do site A Espada do Espírito.
É essa a CORRUPÇÃO espiritual atualmente induzida nos jovens, de forma que os jovens e a grande maioria das pessoas são eficientemente sugestionadas a pensarem ERRONEAMENTE que, ou não existe inferno algum, ou o inferno é o lugar criado pelo Diabo para reinar absoluto sobre seus "súditos".
Mas a VERDADE é que o inferno é local criado por Deus para justo castigo daqueles a quem Deus considerar merecedores de tal castigo [Hebreus 2:2; 2ª. Pedro 2:4].
[2ª Pedro 2:4] "Porque se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno [Tártaro (Tartaroô em grego)], os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para O JUÍZO." [ACF, negrito, colchetes e maiúsculas acrescentados.]
Nesse versículo o Espírito Santo inspirou o Apóstolo Pedro a nos mostrar que Lúcifer (o Diabo, o Satanás) e seus seguidores no tempo presente estão destinados ao Tártaro, o Abismo, a escuridão. Ali ficarão presos por mil anos após a Tribulação, até o final do Reino de Mil Anos do Senhor Jesus Cristo nesta Terra. Depois do Milênio serão condenados ao Lago de Fogo, após o Juízo Final do Trono Branco, conforme o Senhor Jesus Cristo nos revela em Apocalipse 20:11-15.
Na nota de rodapé do versículo 2ª Pedro 2:4 na Bíblia Literal do Texto Integral [Bíblia LTT], Hélio de Menezes Silva esclarece que, ali, a palavra inferno em português corresponde a Tartaroô em grego, o Tártaro, ou o "mais profundo abismo" [Apocalipse 9:1-2; 11:7; 17:8; 20:1,3].
Conforme esclarece Hélio de Menezes Silva na Bíblia LTT e no site Sola Scriptura TT, a palavra inferno em português tem três acepções distintas no Novo Testamento da Palavra de Deus, na qual são usadas três palavras diferentes em grego:
1) O Abismo a que se refere Apocalipse 20 é o Tártaro (do grego Tartaroô), inferno onde Satanás e todos os demônios serão retidos durante o Reino de mil anos do Senhor Jesus Cristo na Terra [Apocalipse 20:3]. Também estão retidos no Tártaro até o Dia do Juízo Final os "filhos de Deus" (anjos caídos) que assumiram forma humana para fornicarem com mulheres e homens [Gênesis 6:1-7; Judas 1:6-7].
2) O Hades é o inferno para onde vão e ficam os espíritos dos humanos considerados por Deus merecedores desse inferno [Lucas 16:23] até que O Senhor os ressuscite e efetue o Julgamento Final do Trono Branco, conforme Apocalipse 20:11-15.
O conceito bíblico de Hades foi adaptado em conformidade com a Doutrina Católica para o conceito de Purgatório. Leia sobre o Purgatório da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) na postagem 7.7.VIII – O PURGATÓRIO, A VERSÃO CATÓLICA DO PEDÁGIO PARA O CÉU.
3) O Lago de Fogo, a Geena, é o inferno para onde serão enviados Satanás, o Anticristo, o Falso Profeta, todos os demônios, a morte e o próprio Hades, e os seres humanos ressuscitados e que forem condenados no Julgamento Final do Trono Branco [Apocalipse 20:11-15].
Deus criou e sustenta tudo isso e Ele sabe para que, e o porquê. Esse é um assunto restrito à absoluta soberania de Deus, que não nos compete questionar, nem elucubrar sofisticadas teses teológicas na tentativa de obter explicações racionalistas humanas, baseadas em parâmetros humanos, para explicar a origem do mal.
É muita soberba, e uma afronta, pretender "explicar" as razões de Deus, ou, pior, "justificar" as decisões e criações de Deus para que nós, humanos, nos disponhamos a aceitá-las.
Isso é usar de sutilezas intelectuais para inverter valores. É uma blasfêmia conduzir uma discussão dessa forma, porque Deus não precisa de nossa aceitação!
A SALVAÇÃO QUE NOS É OFERECIDA PELO SENHOR JESUS CRISTO
É Deus Quem, POR AMOR, Se revela a nós através de Sua Palavra.
A Palavra de Deus nos é suficiente, e a nós cabe conhecê-La e aceitá-La.
Em Mateus 13:24-30, na parábola do trigo e do joio, o Senhor Jesus Cristo nos mostra que a Palavra de Deus tem sido pregada às pessoas, mas, concorrentemente, o Maligno (Lúcifer/Satanás) tem manipulado algumas pessoas para espalharem o engano, o erro, e a indulgência e a tolerância com o erro.
Erro espiritual, erro de fé, deve ser evitado, exposto e combatido [Efésios 5:11]. Evidenciar e apontar erros de doutrina e heresias é diferente de fazer julgamento de valor sobre atos ou condutas individuais da forma como o Senhor Jesus Cristo condenou em Mateus 7:1-5.
Por causa do pecado, todos estamos sujeitos a sermos induzidos ao engano, ao erro, e à distração proporcionados por Satanás e por seus cúmplices angelicais através de seus cúmplices humanos [Efésios 2:2-3].
Nossa situação de pecadores só pode ser mudada aos olhos de Deus por ELE mesmo, que veio ao mundo na pessoa do Senhor Jesus Cristo para que, em Sua total inocência, fosse julgado, condenado, e morto EM NOSSO LUGAR.
A inocência do Senhor Jesus Cristo nos é imputada por Deus como consequência de nossa ACEITAÇÃO da graça de Deus e da consequente FÉ no Senhor Jesus Cristo, conforme o Espírito Santo nos declara através do Apóstolo Paulo em:
[Romanos 4:4-5] 4 "Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
5 Mas, àquele que não pratica, MAS CRÊ nAquele [no Senhor Jesus Cristo] que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça."
[ACF, maiúsculas, negrito e colchetes acrescentados]
Essa passagem nos é propiciada pelo Espírito Santo através do Apóstolo Paulo apenas para nos garantir que é apenas a nossa fé no Senhor Jesus Cristo que nos justifica perante Deus, E NOS SALVA.
A caridade e as boas obras devem ser consequência de nossa fé, e devemos apoiar e nos incentivar mutuamente, entre irmãos de fé, à prática do bem [Hebreus 10:24-25].
[Romanos 8:1] "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito [Santo]".
[ACF, negrito e colchetes acrescentados]
[Romanos 8:33] "Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica". [ACF, negrito acrescentado]
Ao morrer na cruz, o Senhor Jesus Cristo assumiu para si o castigo original imposto a Adão e Eva, a morte. Ao suportar a morte, o Senhor Jesus Cristo cumpriu o que Deus nos revela em:
[Isaías 53:6] "O SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos." [ACF, negrito acrescentado]
[NOTA] Sobre a SALVAÇÃO unicamente pela justificação pela FÉ NO SENHOR JESUS CRISTO, leia Atos dos Apóstolos, e as Cartas de Paulo aos Hebreus e aos Efésios.
Depois de Seu corpo ter sido morto, este permaneceu sepultado três dias e três noites inteiros (três períodos de 24 horas), conforme demonstra o pesquisador Hélio de Menezes Silva no artigo Cristo morreu numa quarta-feira, de abril de 2001.
Após esses três dias e três noites, o Senhor Jesus Cristo ressuscitou e, ao fazê-lo, Ele venceu a morte, venceu "a iniquidade", venceu o Pecado em nosso lugar.
Como nos diz a Palavra de Deus, quem ler e/ou ouvir o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, crer, se arrepender de sua condição de pecador, aceitar a Salvação propiciada pelo Senhor Jesus Cristo e aceitá-Lo com Senhor pessoal, será considerado inocente por Deus, de forma que, mesmo que passe pela morte corporal, será ressuscitado, terá um novo corpo incorruptível, e viverá a vida eterna na presença de Deus, assim como viveram Adão e Eva antes da Queda.
As pessoas que não se converterem no ainda hoje vigente Tempo da Graça (Tempo da Igreja) ainda terão a oportunidade de se converterem nos primeiros três anos e meio da Grande Tribulação de sete anos [Apocalipse 11; 14:12-13].
Os convertidos durante a Grande Tribulação que tiverem morte corporal serão ressuscitados [Apocalipse 20:4-6], e viverão junto com os sobreviventes da Tribulação durante os MIL ANOS do Reino do Senhor Jesus Cristo neste mundo (o Milênio Santo).
O Livro do Apocalipse nos antecipa um vislumbre do imenso AMOR de Deus para com aqueles que atendem ao Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Não temos condição emocional, nem meio racional, de compreender tal AMOR.
Quem crê, se arrepende, aceita e confessa o Senhor Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador, deve procurar conhecer a Palavra de Deus para passar a consagrar sua vida ao Senhor, da maneira como ELE QUER que se faça.
[João 6:37-40] 37 Todo o que o Pai Me dá virá a Mim; e o que vem a Mim de maneira nenhuma Eu o lançarei fora,
[Se você ainda não crê, mas sente vontade íntima de conhecer a Palavra do Senhor Jesus Cristo que está na Bíblia, sinta-se confiante de que o próprio Deus está cuidando de você, para que você busque na própria Bíblia a SABEDORIA necessária para que você compreenda a mensagem e creia. Leia a postagem 2 - QUEM É SÁBIO NA BÍBLIA.]
38 Porque Eu desci do céu, não para fazer a Minha própria vontade, mas a vontade dAquele que Me enviou.
39 E a vontade do Pai que Me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que Ele Me enviou se perca; pelo contrário, Eu o ressuscitarei no último dia;
40 E a vontade dAquele havendo-Me enviado é esta: Que todo aquele que vê o Filho e crê nEle (no Filho), tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia."
Em Apocalipse 3:20, o Senhor Jesus Cristo nos promete:
"Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo."
Graças a Deus!
Que esta postagem seja uma bênção para quem a leu.
Brasília, 24 de fevereiro de 2012.
[NOTA 1]
Pior que os especuladores "cristãos" não se submetem integralmente à autoridade da Palavra de Deus que está em traduções fiéis da Bíblia: há pessoas que se colocam na posição de criticar e questionar a Palavra de Deus com base em interpretações pretensamente racionalistas e embasadas em textos que não foram reconhecidos como inspirados por Deus pelos primeiros cristãos.
O resultado dessa hermenêutica "racional", (falsamente) "sensata", "sofisticada", e "erudita", é verificável nas Bíblias que são "Revisões Críticas" do Texto Recebido e do Texto Massorético, na Bíblia na Linguagem do Hoje (BLH), na Nova Bíblia na Linguagem de Hoje (NBLH), na Nova Versão Internacional da Bíblia (NVI), nas Bíblias "Católicas", e em outras "versões" que não correspondem aos textos escritos e mantidos intactos até hoje, graças à estrita obediência de alguns judeus e de alguns cristãos à autoridade e à vontade de DEUS.
O site Sola Scriptura TT contém textos informativos e esclarecedores sobre bibliologia e links sobre esse tema. Dois textos da autoria de Hélio de Menezes Silva são especialmente informativos:
Glorificamos Demais a Bíblia? A Adoramos? Somos Loucamente Bibliólatras? (2010)
e
2Rs 8:26 vs. 2Cr 22:2 - ÊPA! A MAIS PROVADA DISCREPÂNCIA NA BÍBLIA? (1998)
Sobre as Bíblias católicas, é suficiente uma pesquisa e leitura de alguns textos sobre Jerônimo de Strídon (o Santo Jerônimo), autor da Vulgata, disponíveis na internet.
Apesar de todas as limitações humanas e falhas, os Sistemas Judiciários de vários países admitem a possibilidade de conciliação entre a parte reclamante e a parte reclamada em casos de litígios, seguindo os procedimentos legais.
[NOTA 2]
Apesar de todas as limitações humanas e falhas, os Sistemas Judiciários de vários países admitem a possibilidade de conciliação entre a parte reclamante e a parte reclamada em casos de litígios, seguindo os procedimentos legais.
É difícil negar que o Evangelho do Senhor Jesus Cristo tem tido uma influência pacificadora até mesmo através de instituições estatais, na exata medida em que algumas pessoas que participam na fundação, organização e operação de tais instituições acolhem a mensagem do Evangelho.
[NOTA 3]
Sobre as relações de poder entre Grã-Bretanha/União Europeia e os Estados Unidos, e entre a Rússia e a China, leia ALGUMAS CONCLUSÕES SOBRE EZEQUIEL 38-39 E PROFECIAS CORRELATAS ao final da postagem 7.11 - O ATAQUE DA COALIZÃO RUSSA CONTRA ISRAEL.
A Comissão Trilateral (Trilateral Comission) instituída por estrategistas da América do Norte (EUA e Canadá), União Europeia e Japão, reúne empresários, autoridades e intelectuais de todo o mundo, inclusive do Brasil. A nominata de integrantes já esteve disponível na internet.
O fato de que tenha havido, ou ainda haja, um banqueiro brasileiro na relação de membros Comissão Trilateral, não faz desse brasileiro um membro da elite que determina os objetivos e a amplitude de ação da Comissão Trilateral, nem de qualquer outra entidade criada pela elite.
[NOTA 4]
A equipe de pesquisa do Cutting Edge Ministries, com vários textos traduzidos para o português no site A Espada do Espírito, apresenta evidências de que, durante a Tribulação de sete anos, o governo liderado pelo "Escolhido" como "Cristo" colocará em operação a "Limpeza da Terra", ou seja: o "despovoamento", tão completo quanto possível, da América Latina inteira, da África, da Índia, e do Sudeste Asiático.
Tal projeto de "Limpeza" corresponde à descrição de extermínio que o Senhor Jesus Cristo revelou a João no Livro do Apocalipse.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SILVA, Hélio de Menezes. 2Rs 8:26 vs. 2Cr 22:2 - ÊPA! A MAIS PROVADA DISCREPÂNCIA NA BÍBLIA? Sola Scriptura TT, abril de 1998. Disponível em http://www.solascriptura-tt.org/Bibliologia-InspiracApologetCriacionis/2Rs8_26Versus2Cr22-8-IdadeAcazias-Helio.htm .
__________. A TRI—UNIDADE DE DEUS NO VELHO TESTAMENTO. Sinopse do livro de Stanley Rosenthal, São José dos Campos: Fiel (sem data de publicação). Disponível em http://solascriptura-tt.org/TeologiaPropriaTrindade/TriunidadeDeDeusNoVelhoTestamento-SRosentha.htm .
Livro à venda em:
http://www.lojafiel.net/Tri-Unidade-de-Deus-no-Velho-Testamento-A--Livros--Doutrina-_cod_202 .
__________. Cristo morreu numa quarta-feira. Sola Scriptura TT, de abril de 2001. Disponível em http://solascriptura-tt.org/Cristologia/AnoitecerQuartaFeiraTiras.htm .
__________. Glorificamos Demais a Bíblia? A Adoramos? Somos Loucamente Bibliólatras? Sola Scriptura TT, maio de 2010. Disponível em http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/Biblia-GlorificamosDemais-Adoramos-SomosBibliolatras-Helio.htm .