Palavras iniciais

SUGESTÃO PARA LEITURA DESTE BLOG:

Leia primeiramente o texto completo da postagem e depois, se você se interessar em saber mais sobre a fundamentação do texto, acesse os links referenciados e/ou sugeridos, os quais estão marcados com a cor azul nos navegadores (browsers) Chrome, IE, FireFox e Opera.

ATENÇÃO!

A Bíblia LTT que é (muito) citada neste blog está disponível para leitura online e para baixar em smartphones (aparelhos celulares), no link:
http://biblialtt.org

Estarei atualizando os (muitos) links deste blog conforme me for possível.

Disponível a versão impressa para compra no site:

http://loja.e-fundamentos.com.br

Eu divulgo a tradução LTT porque, conforme exposto em várias postagens deste blog, esta é a melhor tradução da Palavra de Deus para o idioma português, especialmente se sua leitura for combinada com a leitura da tradução Almeida Corrigida Fiel (ACF), da SBTB. NÃO ganho comissão financeira por divulgar essas Bíblias, mas eu ganho a ALEGRIA de divulgar a Palavra de Deus.

Para refletir:

"A pessoa que desvia os seus ouvidos de ouvir a Lei [a Palavra de Deus], até a sua oração será abominável." [Provérbios 28:9]

AS PROFECIAS BÍBLICAS E A REALIDADE REAL COMO ELA REALMENTE É,

E NÃO COMO A REALIDADE TEM SIDO TEIMOSAMENTE E AGRADAVELMENTE FANTASIADA.

Há um grupo altamente organizado de aproximadamente DOIS MILHÕES de pessoas que pretendem introduzir um GOVERNO MUNDIAL no ano de 2020, ou não muito depois de 2020. Isso NÃO é mais segredo, porque não há mais motivo algum para manter segredo sobre o projeto de "Construção" do Governo Mundial (a moderna "Torre de Babel").

Esses dois milhões de pessoas constituem uma Elite altamente bem informada, bem assessorada, extremamente organizada e determinada a atingir seus objetivos, custe o que custar, não importam os meios.

Em Apocalipse 17:17, o Senhor afirma que É DEUS quem coloca no coração dessas pessoas que planejem o Governo Mundial e ATINJAM O SEU INTENTO.

Portanto, HOJE é um ERRO que qualquer cristão, seja "leigo", sacerdote, pastor, missionário, pregador, ou seja o que for, IGNORE esse FATO ATUAL E BÍBLICO!

Já recebi e-mails de leitores que afirmam que este blog estaria errado, porque "deus tem mais poder que essa elite", e esse "deus" derrotaria aqueles que pretendem dominar o mundo inteiro.

Escrevi "deus" em letras minúsculas porque o "deus" dessas pessoas é um ídolo pessoal FANTASIADO por essas pessoas que teimam em ignorar o que afirma o VERDADEIRO DEUS que Se revela UNICAMENTE através de Sua Palavra que está na verdadeira Bíblia.

Há uma enormidade de FALSOS PROFETAS anunciando um suposto e idealizado "reavivamento de fé" que não passa de mais uma enganação cativante.

Já estamos vivendo sob a COMPLETA APOSTASIA das instituições cristãs.

NÃO HÁ MAIS RAZÃO BÍBLICA PARA SE USAR AS PALAVRAS "NINGUÉM SABE O DIA, NEM A HORA" PARA AFIRMAR CONVICTAMENTE QUE NINGUÉM TERIA COMO SABER SOBRE A PROXIMIDADE DO DESFECHO DA SITUAÇÃO ATUAL, SUPOSTAMENTE EM CONFORMIDADE COM AS PROFECIAS DA BÍBLIA.

HOJE, afirmar que "ninguém sabe o dia, nem a hora" é usar um versículo FORA DE SEU CONTEXTO para justificar a ALIENAÇÃO dos cristãos da realidade, e expô-los à ACEITAÇÃO DO GOVERNO MUNDIAL DO ANTICRISTO.

Por favor, leia a postagem O QUE SE PODE SABER DO FIM? para compreender os parágrafos acima.

A AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO DE RENDA COMO ETAPA DA IMPLANTAÇÃO DO GOVERNO MUNDIAL

Conforme notícia recente do jornal The Economist, a partir do ano de 2016, aproximadamente 73 milhões de pessoas possuirão MAIS poder de controle sobre bens e serviços (possuirão "mais riqueza") do que os outros 7 BILHÕES e 227 milhões de pessoas que habitam o mundo!

Em outras palavras, "os 1% mais ricos terão mais riqueza do que os outros 99%."

Há informações disponíveis, mais do que suficientes, para se concluir que esses 73 milhões de "multibilionários" NÃO obtiveram a "riqueza" que possuem porque supostamente seriam "mais trabalhadores", ou "mais esforçados" do que os outros 7 BILHÕES e 227 milhões de pessoas.

Esses 73 milhões de "multibilionários" conseguiram o atual PODER de controle que possuem, porque têm sido CÚMPLICES da Elite de DOIS MILHÕES nos sucessivos GOLPES financeiros e econômicos que têm sido aplicados no mundo todo. GOLPES que têm sido perpetrados através da CORRUPÇÃO dos poderes LEGISLATIVO, JUDICIÁRIO e EXECUTIVO de todos os países, principalmente dos supostos "países desenvolvidos".

Esses GOLPES financeiros e econômicos têm sido possíveis porque as populações do mundo, em sua grande maioria, estão completamente ENTRETIDAS, DISTRAÍDAS, ENTORPECIDAS, ALIENADAS com uma multiplicidade de ocupações FÚTEIS e DISPERSIVAS, porém GRATIFICANTES, como TV, cinema, videogames (para os mais jovens), esportes NÃO praticados mas apenas assistidos, como se participar de uma torcida por um time de futebol concedesse ao torcedor uma identidade pessoal, sem a qual O ESPECTADOR NÃO EXISTE como ser humano!

Por favor, reflita e tente compreender que essa situação ATUAL de concentração criminosa de renda e de poder econômico é muitíssimo diferente do que nos diz a Palavra de Deus:

"Porque sempre tendes os pobres convosco, e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes;..." [ Marcos 14:7 e Mateus 26:11, ACF online ]

"Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra." [ Deuteronômio 15:11, ACF online ]

A situação profética ATUAL tem muito mais a ver com a Palavra de Deus dita e ESCRITA através do Profeta Isaías:

"Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e fiquem como únicos moradores no meio da terra!" [ Isaías 5:8, ACF online ]

Atualmente, NÃO É MAIS POSSÍVEL se manter cristão e pretender ignorar as profecias bíblicas sobre o Tempo do Fim.

Ignorar as profecias bíblicas é o caminho reto e direto para a colaboração, consciente ou subconsciente, para a implantação do Governo Mundial (a Nova Ordem Mundial).

O fato de que o Governo Mundial estar profetizado na Bíblia NÃO SIGNIFICA que os cristãos devam ser IGNORANTES sobre esse fato, nem OMISSOS no NECESSÁRIO ALERTA sobre o perigo espiritual que a Nova Ordem Mundial representa para todas as pessoas do mundo.

Afinal, somos chamados pelo Senhor Jesus Cristo a sermos a LUZ DO MUNDO e o SAL DA TERRA [Mateus 5:13-14].

QUE DEUS LHE ABENÇOE.

Florianópolis, 28 de fevereiro de 2016.

domingo, 4 de julho de 2010

7 – OS SINAIS DA PROXIMIDADE DO ARREBATAMENTO

7 - OS SINAIS DA PROXIMIDADE DO ARREBATAMENTO

INTRODUÇÃO

 

É recomendável que você leia a postagem O QUE SE PODE SABER DO FIM? antes de ler o texto desta postagem aqui.

 

Texto revisado, atualizado e ampliado entre 24/12/2012 e 06/12/2014, revisado em 28/02/2015 e em 25/06/2015, e revisado e ampliado entre 16/11/2015 e 03/02/2017. Na data desta última revisão ampliada, esta postagem ocupa 48 páginas de papel A4 escritas com fonte Verdana 10.

 

As citações bíblicas são da tradução Literal do Texto Tradicional da Bíblia (LTT) de Hélio de Menezes Silva, mantenedor do site Sola Scriptura TT (2009) e da Almeida Corrigida Fiel (ACF, 2007) da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil (SBTB). Nos textos nos quais há plena correspondência entre LTT e ACF, foi preferida a citação da ACF por ser mais próxima do português correntemente falado no Brasil.

 

As explicações entre chaves {} são de Hélio de Menezes Silva.

 

A introdução da postagem APOCALIPSE – AS ADVERTÊNCIAS expõe suficientemente o motivo de se preferir nesta postagem (e neste blog) a Tradução Literal do Texto Tradicional da Bíblia (LTT, 2009) combinada com a Bíblia João Ferreira de Almeida Corrigida Fiel (ACF, 2007).

 

CONVENÇÕES adotadas na redação desta atualização:

O texto redigido por este Autor está em fonte normal preta, ou em negrito preto, ou em MAIÚSCULAS.

As citações então em itálico preto, assim como as citações parafraseadas a partir do original em vernáculo português brasileiro atual.

Os textos parafraseados por este Autor e os comentários escritos por ele nas citações estão texto vermelho entre colchetes.

Os termos em negrito azul contêm os links para outras postagens ou para sites externos.

 

Ao contrário do que está convencionado na metodologia de redação de um texto como o texto desta postagem, as REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS serão listadas antes dos outros tópicos.

 

Esta inversão foi adotada nesta postagem para que fique claro que não há pretensão de se apresentar um fato novo bíblico, pois, pela graça de Deus, já há esclarecedores artigos escritos sobre o futuro (e já próximo) Arrebatamento dos crentes que compõem a verdadeira Igreja do Senhor Jesus Cristo.

 

Antes da publicação desta postagem em 04/07/2010 foi efetuada uma ampla revisão bibliográfica na internet sobre o tema bíblico do Arrebatamento e suas implicações bíblicas proféticas e fáticas no passado, no presente e no futuro.

 

O que esta postagem apresenta de novo é a adoção da Tradução Literal do Texto Tradicional (LTT, 2009) combinada com a Tradução Almeida Corrigida Fiel (ACF) para expor que, SIM, o Arrebatamento será precedido de DUAS CONDIÇÕES BÍBLICAS, devidamente esclarecidas na verdadeira Palavra de Deus, e expostas a seguir. Esta compreensão é agora possível porque, conforme argumentado e fundamentado na postagem 8.2, a interpretação das profecias é progressiva.

 

Esta postagem também tem o objetivo de mostrar que TODAS as profecias bíblicas foram informadas por Deus para, através delas, Ele Se fazer conhecer pelos que ainda não O conhecem, e estão registradas na Bíblia também com o objetivo de evangelizar, pois DEUS É REAL, ASSIM COMO É REAL A CONCRETIZAÇÃO DE SUAS PROFECIAS.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

  1. Bíblia LTT. Tradução Literal do Texto Tradicional por Hélio de Menezes Silva. Campina Grande (PB): Sola Scriptura TT, 2009.

 

  1. Bíblia de Estudo Scofield (1909). Comentários de SCOFIELD, Cyrus Ingerson. São Paulo: Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil (SBTB), 2007 (ACF), 2009 (comentários). Broadman & Holman Publishers, 2000 (mapas). 1364 p.

 

  1. CLOUD, David. O ARREBATAMENTO PRÉ-TRIBULACIONAL. Trad. Mary Schultze. Sola Scriptura TT, 29/06/2009. Disponível no link conferido em 23/06/2015 http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/ArrebatamentoPreTribulacional-DCloud.htm

 

  1. ________. A Igreja Emergente Está Chegando. Trad. Mary Schultze. Sola Scriptura TT, 13/12/2011. Disponível no link conferido em 23/06/2015 http://solascriptura-tt.org/SeparacaoEclesiastFundament/IgrejaEmergenteEstaChegando-DCloud.htm

 

  •  

 

  1. JAMES, Jeremy. Como a Bíblia Predisse, em Duas Passagens Diferentes, o Ano de Fundação do Estado de Israel (1948). Trad. Jeremias R. D. P. dos Santos. A Espada do Espírito, 02/05/2013. Disponível no endereço conferido em 17/10/2015 http://www.espada.eti.br/israel1948.asp  

 

  •  

 

  1. RIFFE, Ron. O Ano Novo Judaico e o Arrebatamento da Igreja. Trad. Jeremias R. D. P. dos Santos. A Espada do Espírito, 13/09/2007. Disponível no link conferido em 23/06/2015 http://www.espada.eti.br/p287.asp .

 

  1. ________. Preparado Para Ouvir o Sonido da Última Trombeta? Trad. Jeremias R. D. P. dos Santos. A Espada do Espírito, 31/08/2009. Disponível no link conferido em 23/06/2015 http://www.espada.eti.br/p319.asp

 

  1. SILVA, Hélio de Menezes. Pretribulacionistas em 373 d.C., muito antes de Darby. Campina Grande (PB): Sola Scriptura TT, abril de 2010. Disponível no link conferido em 23/06/2015 http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/MuitosPretribulacionistasAntesDarby.AteMesmoEm373dC-Helio.htm .

 

 

7 – OS SINAIS DA PROXIMIDADE DO ARREBATAMENTO

E também da Tribulação, do Fim desta civilização corrompida, e do início do Reino Milenar do SENHOR JESUS CRISTO neste mundo.

 

Arrebatamento em sentido bíblico muito resumido: transferência súbita de alguém de um lugar para outro, instantaneamente, ou retirada súbita de alguém da Terra para o céu (nos ares), e depois para o Céu (lugar espiritual), ou retirada súbita de alguém da Terra diretamente para o Céu (lugar espiritual).

 

O Arrebatamento será a retirada súbita, o sumiço instantâneo, "num piscar de olhos" [1ª Coríntios 15:52], daqueles que creem e servem ao Senhor Jesus Cristo [Mateus 24:44-51; 25:1-13; Lucas 21:36] e que formam a Sua verdadeira Igreja aqui na Terra, em algum momento antes do início do período de sete anos de Tribulação durante os quais Deus despejará Sua ira sobre a Terra.

  

Desde o Antigo Testamento [1], o Senhor nos dá indicações do livramento preparado por Ele para os justificados por fé, através do Arrebatamento deste mundo. Também já são claras as profecias que indicam que haverá um período de Tribulação de sete anos (a 70ª Semana de Daniel) que precederá o retorno do Senhor Jesus Cristo para governar este mundo durante mil anos [Apocalipse 20:4].

 

[Sofonias 2:3]         

Buscai ao SENHOR, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por vosso trabalhar o juízo dEle; buscai a justiça, buscai a mansidão; PODE SER QUE sejais escondidos no dia da ira do SENHOR.

[Justiça e mansidão são importantes valores pregados no Evangelho do Senhor Jesus Cristo]

[LTT, negrito e colchetes acrescentados]

 

"PODE SER QUE sejais escondidos no dia da ira do Senhor", como consta no texto acima, deveria ser um alerta para todos quantos ocupam seu precioso tempo livre para se deixar entreter e distrair com filmes e séries de TV e videogames com temas violentos e perversos, e com novelas com estórias completamente malignas e falsamente dramáticas. Será explanada adiante a inquietante questão de quem, afinal, será poupado da ira vindoura.

 

OS PRECEDENTES.

 

A Arca de Noé, como o Senhor Jesus Cristo mostra em Mateus 24:37-39 [Gênesis, cap. 6-8], e a retirada de Ló e de sua família de Sodoma [Gênesis 18:16-33; 19:1-29; Lucas 17:28-30], foram dois precedentes significativos, um tipo de livramento da ira de Deus, assim como será o Arrebatamento dos crentes justificados pela fé no Senhor Jesus Cristo [Romanos 8:1-4,11,21-25].

 

Há outra interpretação para Mateus 24:36-43 e Lucas 17:22-38, que situa essas passagens inteiras no final da Tribulação de sete anos. Naquele sentido, Mateus 24:40-41 e Lucas 17:34-36 seriam a descrição do que ocorreria com os sobreviventes da Tribulação de sete anos, após a Batalha do Armagedom. Adiante, nesta postagem, será demonstrado por que especificamente os versículos Mateus 24:40-41 e Lucas 17:34-36 descrevem o Arrebatamento, em seus respectivos contextos, e por que a situação atual, ATÉ O INÍCIO da Tribulação, é comparável à da civilização anterior ao Dilúvio e das cidades Sodoma e Gomorra (e cidades vizinhas), o que torna a Tribulação, em si mesma, como castigo comparável ao Dilúvio e à destruição de Sodoma e Gomorra.

  

Precedentes de Arrebatamento narrados na Palavra de Deus:

  

Enoque

[Gênesis 5:21-24]

21 E Enoque viveu sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém <Sua Morte Trará>.

 

22 E Enoque andou com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.

 

23 E todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos.

 

24 E Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou para si.

[LTT, negrito acrescentado.]

 

[Hebreus 11:5]       

Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não era achado, porque Deus o trasladou. Porque, antes da sua trasladação, tem sido testificado ter agradado a Deus. [Gênesis 5:24]

[LTT, negrito acrescentado.]

 

Em Gênesis lemos que, ANTES do DILÚVIO, as pessoas viviam centenas de anos, com pleno vigor físico (e pouco ou nenhum envelhecimento) até o dia da morte, período durante o qual as pessoas tinham filhos e filhas. A população da Terra possivelmente chegou às centenas de milhões de pessoas em pouco mais de 1600 anos.

 

Alguns filhos de Deus (anjos) "não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação" [Judas 1:6] para poderem assumir a forma humana com o objetivo de terem relações sexuais com as filhas dos homens [Gênesis 6:2]. Dessas relações sexuais, nasceu uma geração [Gênesis 6:4], a partir da qual a maior parte da humanidade foi extremamente corrompida, se tornou corruptora, e se entregou à completa malignidade [Gênesis 6:5].

 

Essa situação da humanidade antes do Dilúvio viria a se repetir [Judas 1:14-16] em algum futuro. HOJE constatamos a crescente inversão de valores e a crescente malignidade no cotidiano e em todos os meios de comunicação, e também constatamos que a humanidade está muito próxima de uma desgraça parecida com a corrupção genética provocada pelos anjos caídos, a alteração genética de seres humanos para objetivos malignos.

 

[NOTA] Evidências de quão grave é a situação atual da humanidade: plantas e animais transgênicos já foram produzidos em laboratórios, quimeras também. Quase todas as pessoas já sabem o que são transgênicos. Quimeras são seres resultantes da "mistura" genética de vários seres vivos, mesmo que de espécies e gêneros diferentes. Por exemplo, recentemente foi noticiada a inserção de dois conjuntos de genes de seres de gêneros e espécies diferentes no processo de geração de um macaco, o qual passou a ser uma "mistura" genética de três criaturas. Isso é UM HORROR, independentemente do que se pretenda "aprender" com esse tipo de perversidade (mal) disfarçada de "pesquisa científica".

 

Enoque nasceu 622 anos depois de Adão e Eva, e tinha a "tenra" idade de 365 [sim, isso mesmo, trezentos e sessenta e cinco] anos de idade quando Deus o arrebatou para junto de Si [Gênesis 5:21-23].

 

Ou seja, 987 anos depois de o primeiro casal de humanos ter sido criado, Deus retirou um servo Seu deste mundo [Enoque] para poupá-lo do convício com uma população mundial corrompida e corruptora, composta por uma maioria de pessoas cuja "imaginação dos pensamentos de seus corações era só má continuamente" [Gênesis 6:5] [ACF, negrito acrescentado]

 

[A frase original acima, na ACF, refere-se a homem, no singular, em referência ao gênero humano. A concordância em número (concordância no plural "pessoas") substituiu a concordância no singular da frase original: "imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente"]

  

Elias

[2º Reis 2:9-11]

9 Sucedeu que, ao atravessarem, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que eu seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.

 

10 E Elias disse: Coisa difícil pediste; contudo, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará.

 

11 E sucedeu que, ao irem eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu por meio de um redemoinho.

[LTT, negrito acrescentado.]

  

Elias sabia que ia ser arrebatado e que esse arrebatamento estava próximo, mas ele não sabia o momento exato!

  

Filipe

[Atos 8:38-40]

38 E ele (Filipe) ordenou parar a carruagem, e desceram ambos para dentro da água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o submergiu.

 

39 E, quando vieram- para- cima, para fora da água, o Espírito do Senhor ARREBATOU a Filipe, e o eunuco não mais o viu; porque (o eunuco), jubilando, continuava o seu caminho.

 

40 E (imediatamente) Filipe se achou em Azoto e, enquanto está passando através (daquela região), pregava as boas novas (o Evangelho) a todas as cidades, até ele chegar a Cesaréia.

[LTT, maiúsculas e negrito acrescentados]

 

Logo após batizar o eunuco etíope, Filipe foi arrebatado da região de Gaza e transportado instantaneamente pelo Espírito Santo do Senhor até Azoto para, a partir dali, continuar a pregação do Evangelho.

 

 

O FUNDAMENTO BÍBLICO E O ANÚNCIO DO ARREBATAMENTO.

 

O SENHOR JESUS CRISTO nos diz que os que nEle creem não estão destinados para a condenação de Deus, numa forma de Se expressar que indica a condenação como uma situação na qual os crentes não entram:

 

[João 5:24]  

Na verdade, na verdade vos digo que quem está ouvindo a Minha Palavra, e está crendo nAquele [que Me enviou], tem a vida eterna, e não vem para dentro de condenação, [mas passou da morte para a vida].

[LTT combinada com ACF entre colchetes. Negrito acrescentado]

  

Ainda que João 5:24 possa ser atribuído às pessoas salvas por fé no Tempo da Graça, também é uma indicação de que os que creem no Senhor Jesus Cristo não estão destinados a suportar os flagelos decorrentes do Juízo de Deus sobre o mundo inteiro durante o período de tempo de Tribulação descrito no Livro do Apocalipse.

  

Há uma enorme diferença entre a situação dos atuais crentes no Senhor Jesus Cristo e a futura situação das pessoas que se converterem durante os primeiros três anos e meio da Tribulação. Leia sobre essa diferença na postagem 1 – O TEMPO DA GRAÇA DE DEUS.

 

[João 14:2-3]

2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

 

3 E quando eu for, e vos preparar lugar, VIREI OUTRA VEZ, E Vos Levarei Para Mim Mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

[ACF, maiúsculas e negrito acrescentados.]

 

Conforme será exposto adiante, a frase "virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo" refere-se ao que o Apóstolo Paulo escreveu em 1ª Tessalonicense 4:17.

 

[Apocalipse 3:10]

Uma vez que preservaste e obedeceste a Palavra [ ESCRITA ] da Minha paciência, também Eu te preservarei para fora da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para provar aqueles que estão habitando sobre a terra.

[LTT, negrito acrescentado, colchetes do original]

 

[NOTA] Podemos ter certeza de que o Senhor Jesus Cristo se refere à Sua palavra ESCRITA na Bíblia pois, no contexto da Bíblia e, em especial à Sua afirmação em Mateus 24:35, Deus tem providenciado a permanência de Sua Palavra na Terra através da atuação do Espírito Santo em crentes que mantêm intacta a Palavra de Deus.

 

Essa observação é indispensável, pois o meio evangélico, em especial e "cristão" em geral, está cheio de ensinos apóstatas que dão primazia às "profecias" e "revelações pessoais" supostamente recebidas "em espírito" ou em "comunicações pessoais", em detrimento do que está escrito na Bíblia.

 

Devemos agir como os bereanos citados no Livro de Atos dos Apóstolos [Atos 17:10-11], os quais comparavam tudo o que ouviam e liam com o que está escrito na Palavra de Deus – naquele tempo eles tinham apenas o Antigo Testamento. Profecias e revelações recebidas que não estão estritamente de acordo com a Bíblia certamente são falsos.

  

Nesta citação, o Senhor Jesus Cristo está falando à Igreja de Filadélfia, a única Igreja da Ásia Menor (atual Turquia) que Ele não repreendeu, a qual representa, HOJE, todos os crentes que preservam e obedecem a Palavra de Deus, e que Ele poupará da Tribulação porque os crentes fiéis do mundo inteiro, os quais representam a Igreja de Filadélfia, serão arrebatados pelo Senhor Jesus Cristo para fora deste mundo.

 

Ou seja, A IGREJA DE FILADÉLFIA NÃO REPRESENTA UMA INSTITUIÇÃO, NEM UMA RELIGIÃO INSTITUÍDA COM REGISTRO EM ALGUM CARTÓRIO! A Igreja de Filadélfia é um conjunto de PESSOAS QUE TÊM FÉ NO SENHOR JESUS CRISTO, e que vivem a comunhão dessa fé da forma como Deus provê.

 

Outro aspecto da retirada dos crentes profetizada em Apocalipse 3:10 é que o Tempo da Graça, ou Tempo da Igreja terá terminado após o Arrebatamento, e começará o tempo que Deus reservou para converter o remanescente de Israel [Romanos 9:27] durante os sete anos da Tribulação, os quais correspondem à 70ª (septuagésima) semana de Daniel [Daniel 9:20-27].

 

Os crentes que compõem a Igreja do Senhor Jesus Cristo durante o atual Tempo da Graça são chamados a viverem em amor cristão (ágape), a praticarem a justiça, a agirem com mansidão, a orarem pelos inimigos, a bendizerem seus maledicentes.

 

Diferentemente ao Tempo da Graça, em Apocalipse 11:3-13, lemos que, durante os primeiros três anos e meio do Governo Mundial (a durante a Tribulação), os Dois Testificadores de Deus poderão castigar e até matar quem tentar feri-los.

 

O missionário Reinhold Federolf, numa palestra de um dos DVDs intitulados ESCATOLOGIA: As Duas Testemunhas e o Arrebatamento da Igreja (2012) [2], expõe muito bem a diferença acima citada, entre a forma como os Apóstolos e discípulos agiram no início da pregação do Evangelho pelo mundo todo, com os mesmos mandamentos que os crentes deste Tempo da Graça (Tempo da Igreja) devemos obedecer, e a atuação dos dois Testificadores de Deus no capítulo 11 do Apocalipse. [Por favor, leia a nota de rodapé deste parágrafo]

 

 

A DIFERENÇA ENTRE

OS CONVERTIDOS ANTES DO ARREBATAMENTO E

OS CONVERTIDOS DEPOIS DO ARREBATAMENTO

 

Mas há, pelo menos, duas grandes diferenças significativas entre a atual Igreja do Senhor Jesus Cristo, e o conjunto dos gentios e dos judeus que vierem a se converter durante os primeiros três anos e meio da Tribulação de sete anos [Daniel 9:27].

 

A primeira diferença é que, durante o Tempo da Graça (Tempo da Igreja), a perseguição contra os cristãos tem sido promovida e perpetrada pelos ímpios motivados pela sua situação inerente de pecadores que passaram a resistir ao conhecimento e aos valores do Evangelho quando saíram da infância para a adolescência e a vida adulta. Para compreender a afirmação deste parágrafo, por favor leia a Carta de Paulo aos Romanos, na qual o Apóstolo Paulo se refere à condição:

  1. Das pessoas que não conheceram o Evangelho, mas que, apesar disso, agiram com piedade e justiça porque reconheceram intuitivamente a existência de Deus, e por isso tiveram o temor reverencial por Deus, motivadas pelo reconhecimento de que toda a Criação procede de Deus.

 

  1. Das pessoas que, mesmo tendo ouvido falar do Evangelho, não quiseram saber mais do que ouviram falar, e agiram de acordo com sua ignorância e violência.

A Palavra de Deus nos informa que, nesse Tempo da Graça (Tempo da Igreja) no qual ainda estamos, os crentes bíblicos devemos usar de misericórdia com o nosso próximo (qualquer próximo, bom ou mau), assim como Deus usa de extrema misericórdia para conosco, os que somos crentes no Senhor Jesus Cristo.

 

Por outro lado, os cristãos nominais que não forem arrebatados e os judeus não convertidos entrarão no período que os Profetas do Antigo chamam de Juízo de Deus, e que o Senhor Jesus Cristo chama de Tribulação no Novo Testamento. Esse período durará sete anos a partir da assinatura da Aliança a que se refere Daniel 9:27. Durante esse período de Juízo de Deus, grande parte da humanidade aceitará um homem "Escolhido" como OUTRO "Cristo", como que no lugar do Senhor Jesus Cristo.

 

Os convertidos à fé no Senhor Jesus Cristo durante a Tribulação terão de resistir com fé até durante os sete anos de Governo Mundial, mesmo que sejam mortos por causa dessa fé [Mateus 24:13; Lucas 17:33].

 

DEPOIS da Tribulação, TODAS as pessoas que tiverem se convertido e tiverem sido executadas porque perseveraram na fé no Senhor Jesus Cristo serão RESSUSCITADAS. Essas pessoas ressuscitadas viverão juntamente com os sobreviventes da Tribulação durante os MIL ANOS do Reinado Senhor Jesus Cristo neste Mundo.

 

Por outro lado, os crentes que haviam sido ressuscitados e os crentes que foram arrebatados ANTES da Tribulação descerão do Céu com o Senhor Jesus Cristo, e participarão do governo deste mundo durante esses os MIL ANOS do Reinado do Senhor Jesus Cristo. Após esses mil anos, Deus fará novos céus e nova terra.

 

  

COMO SERÁ O ARREBATAMENTO

 

O Apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo nos anuncia na Palavra de Deus:

  

[1ª Tessalonicenses 4:13-18]

13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

 

14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com Ele.

 

15 Dizemo-vos, pois, isto, pela Palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

 

16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a TROMBETA DE DEUS; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

 

["a TROMBETA DE DEUS" do vers. 16 é a mesma trombeta de 1ª Coríntios 15:51-52, e NÃO a trombeta do ANJO de Apocalipse 11:15]

 

["...o mesmo Senhor descerá do céu" refere-se à descida do Senhor do lugar espiritual onde a presença dEle é manifesta e o Senhor descerá, mas NÃO até à Terra, como se lê adiante:]

 

17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos ARREBATADOS juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor NOS ARES [não na Terra], e assim estaremos sempre com o Senhor [no "Céu", lugar espiritual, ou em qualquer outro lugar].

 

18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

[ACF, negrito, maiúsculas e colchetes acrescentados]

 

No versículo 17, a frase "a encontrar o Senhor NOS ARES [não na Terra], e assim estaremos sempre com o Senhor" é uma referência ao anúncio que o Senhor Jesus Cristo profere em João 14:3 "virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também", já citado.

 

[1ª Coríntios 15:51-53]

51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos [ou "nem todos morreremos"], mas TODOS SEREMOS TRANSFORMADOS;

 

52 Num momento, NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS, ante a ÚLTIMA TROMBETA; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

 

53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.

[ACF, negrito, maiúsculas e colchetes acrescentados]

 

No vers. 52, "a ÚLTIMA TROMBETA" sugere a ideia de ser a última trombeta de uma sucessão de trombetas. Conforme exposto na postagem 7.9 – NOSSO PRAZO FINAL, durante a Festa das Trombetas (Levítico 23:24) eram tocadas sequências de toques de trombetas chamadas de shofares no Templo de Jerusalém, até que fosse constatado o surgimento da Lua Nova que marcava o primeiro dia do sétimo mês do Calendário Judaico (chamado de mês Tishrei). A Lua Nova era constatada através da observação de, pelo menos, duas testemunhas designadas pelo sacerdote do Templo.

 

Quando as testemunhas (os observadores) do Templo de Jerusalém constatavam que a Lua Nova já podia ser observada, era tocada a última trombeta (shofar), com um toque longo, o qual indicava aos ouvintes do Templo que a Festa das Trombetas estava sendo encerrada.

 

Não se trata de simplesmente decidir e convencionar que o dia seguinte ao último dia do sexto mês (chamado de Elul) é o primeiro dia do sétimo mês (Tishrei). O primeiro dia do sétimo mês de Tishrei começa com o aparecimento da Lua Nova no horizonte de Jerusalém, e não há meio de se saber isso com precisão absoluta, nem mesmo hoje, com os dispositivos tecnológicos disponíveis.

 

O motivo disso é que o tempo que a Lua demora para completar um ciclo completo de fases é afetado por um conjunto grande de fatores que resultam numa imprecisão na determinação da HORA exata em que a Lua muda de fase em relação a Jerusalém após o último dia do sexto mês. Em relação ao Calendário Gregoriano, esse fato implica em que também não podemos saber O DIA exato dessa mudança de fase da Lua em relação a Jerusalém.

 

O contexto da Escritura indica que SÓ DEUS SABE [Mateus 24:36,42,50; Marcos 13:32; Lucas 12:46] o momento exato da mudança de fase de Lua Decrescente para Lua Nova em relação ao horizonte do céu em Jerusalém, fato que marca o primeiro dia do sétimo mês judaico (Tishrei).

 

Assim, o Arrebatamento ocorrerá ao toque de uma trombeta que estará sob o único e exclusivo cuidado DE DEUS, quando DEUS determinar que seja tocada a trombeta final por ter sido realizada a SUA ORDEM determinada em Levítico 23:24.

 

E imediatamente após esse toque, os mortos em Cristo ressuscitarão e os crentes que estiverem neste mundo desaparecerão daqui "num piscar de olhos", seus corpos mortais serão imediatamente transformados em corpos imortais, e os ressuscitados e os transformados serão levados ao encontro do Senhor Jesus Cristo NOS ARES para permanecerem com Ele para sempre.

 

Essa ênfase é necessária, pois o Senhor Jesus Cristo só descerá fisicamente na Terra na Batalha do Armagedom, e muitos cristãos ainda nem admitem a futura ocorrência do Arrebatamento dos crentes.

 

Entre os cristãos que admitem que haverá um arrebatamento, são muitos os que confundem 1ª Tessalonicenses 4:13-18 com Mateus 24:27-30, Marcos 13:24-27, Lucas 21:26-27, as quais se referem ao final da Tribulação de sete anos (final do Governo Mundial), a Grande Tribulação de três anos e meio a que se refere o Senhor Jesus Cristo [Mateus 24:15-22; Marcos 13:14-20; Lucas 17:31-33]. Por favor, leia essas passagens bíblicas aqui citadas (preferivelmente numa Bíblia ACF [3] combinada com a leitura da LTT) para perceber que a semelhança na redação é intencional e inspirada pelo Espírito Santo, apesar da grande diferença das situações descritas. [Por favor, leia a nota de rodapé deste parágrafo]

 

Por favor, leia também o tópico adiante, nesta postagem, intitulado A COMPLEMENTARIDADE ENTRE OS QUATRO EVANGELHOS SOBRE A VINDA DO SENHOR E SEU REINO, o qual esclarece a diferença entre o dia do Arrebatamento dos crentes e o dia do retorno do Senhor Jesus Cristo à terra, e a diferença entre Tribulação e Grande Tribulação.

 

 

SOBRE A RESSURREIÇÃO DOS CRENTES DA IGREJA DO SENHOR E

SOBRE A RESSURREIÇÃO DOS MÁRTIRES DA TRIBULAÇÃO

 

No versículo 1ª Tessalonicenses 4:16 acima citado, lemos: "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a TROMBETA DE DEUS; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro." Essa é a ressurreição dos crentes no Senhor Jesus Cristo que foram tocados pelo Evangelho do Senhor durante a vigência do Tempo da Graça, e foram convertidos pela ação do Espírito Santo que opera pela Palavra de Deus em espírito.

 

Essa será a ressurreição dos crentes no Dia de Cristo, no Dia do Arrebatamento, e a leitura contextual da Palavra de Deus nos permite concluir que com esta ressurreição o Senhor Jesus Cristo restituirá a integridade de Sua Igreja para recebê-la para Si [João 14:1-3].

 

A ressurreição dos crentes do Tempo da Graça (ou Tempo da Igreja) é DIFERENTE da "primeira ressurreição" a que se refere Apocalipse 20:5, que será a ressurreição dos crentes no Senhor Jesus Cristo que vierem a se converter (ou se firmar na fé) durante a Tribulação.

 

Esses crentes da Tribulação estarão sujeitos à morte pelas consequências das ações do Governo do Anticristo e de seus cúmplices, e muitos desses crentes serão mortos (executados) por causa da sua opção pela fé no verdadeiro e único Senhor Jesus Cristo.

 

Uma primeira leitura extensiva de 1ª Tessalonicenses 4:13-18 poderia de permitir a dedução de que a ressurreição do Dia de Cristo (o Dia do Arrebatamento) alcançaria também aos santos do Antigo Testamento, mas a leitura da Palavra de Deus nos mostra que são os crentes que formam a Igreja, e que morreram ou morrerão neste Tempo da Graça, que serão ressuscitados no Dia de Cristo, e os convertidos e mortos durante a Tribulação é que serão revividos na "primeira ressurreição".

 

Por que essa diferença?

 

Porque o inteiro conteúdo do Novo Testamento nos deixa claro que nós, os que somos chamados à fé no Senhor Jesus Cristo neste Tempo da Graça, somos orientados a crescer na fé de forma a pedir a Deus que nos dê sabedoria, e que Ele transforme nossa natureza para que estejamos dispostos a vivenciar e testemunhar o caráter SALVADOR que o Senhor Jesus Cristo vivencia e oferece a toda a humanidade.

 

Apenas e unicamente pela ação do Espírito Santo de Deus em nosso íntimo é que podemos ser capacitados a fazer o que realmente agrada ao Senhor.

 

Em vários sentidos, a situação dos crentes (corporalmente mortos ou vivos) que compõem a Igreja do Senhor Jesus Cristo é muito peculiar em relação a todas as pessoas que já viveram e que vivem neste mundo.

 

Portanto, a Ressurreição do Dia de Cristo a que se refere 1ª Tessalonicenses 4:16 é anterior e diferenciada da "Primeira Ressurreição" a que se refere Apocalipse 20:5.

 

A Ressurreição do Dia de Cristo [1ª Tessalonicenses 4;16] será a ressurreição dos mortos durante o Tempo da Graça, enquanto que a Primeira Ressurreição de Apocalipse 20:5 será a ressurreição daqueles que chegaram a entrar no Tempo do Juízo de Deus, o tempo da Tribulação.

 

A Segunda Ressurreição será para todos aqueles que tiverem morrido fora das condições previstas para a Ressurreição do Dia de Cristo e para a Primeira Ressurreição, e que serão julgados no Dia do Julgamento do Trono Branco [Apocalipse 20:11-15], o JULGAMENTO FINAL.

 

 

O ARREBATAMENTO EM MATEUS 24.

  

As profecias bíblicas foram escritas pelos Profetas da Bíblia sob inspiração do Espírito Santo, ou por orientação direta ou indireta de Deus, ou as profecias foram proferidas pelo próprio Senhor Jesus Cristo e escritas na Bíblia sob orientação do Espírito Santo.

  

[Isaías 46:9-10]

9 [...] Eu Sou Deus [...]

10 QUE ANUNCIO O FIM DESDE O PRINCÍPIO, e desde a antiguidade AS COISAS QUE AINDA NÃO SUCEDERAM; que digo: O Meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.

 

[Amós 3:7]  

Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, SEM TER REVELADO O SEU SEGREDO AOS SEUS SERVOS, OS PROFETAS.

ACF, negrito, maiúsculas e colchetes acrescentados.]

 

Assim, uma leitura das profecias bíblicas nos mostra que o tempo tem um transcorrer linear apenas para nós humanos. Numa frase, o Senhor pode estar se referindo a um evento contemporâneo ou de um futuro próximo ao profeta e, na frase seguinte, o Senhor pode estar se referindo a um evento a ocorrer a mais de 1900 anos depois do evento da frase anterior!

  

Essa onisciência de Deus, independente do tempo, é muito evidente em Mateus 24, Marcos 13, e Lucas 17 e 21, onde o Senhor Jesus Cristo relaciona a destruição do Segundo Templo (70 d.C.) e da cidade de Jerusalém pelos soldados do Império Romano com um futuro ataque contra Israel no final da Tribulação.

   

A narrativa profética em Mateus 24 não é linear e precisamos estar atentos à maneira como o Senhor Jesus Cristo responde aos Seus discípulos:

  

[Mateus 24:4-8]       [O Senhor nos fala dos primeiros sinais do que ocorrerá];

 

[Mateus 24:9-30]     [O Senhor Jesus Cristo se refere à Tribulação de sete anos que virá antes do Grande e Terrível Dia do Senhor, ao qual se referem os profetas do Antigo Testamento];

 

[Mateus 24:32-34]   [O Senhor nos mostra que os sinais que Ele nos deixou em Sua Palavra escrita na Bíblia nos permitem ter uma ideia da proximidade dos acontecimentos descritos na profecia, e nos incentiva a estarmos vigilantes];

  

MAS, a partir do versículo 35, o SENHOR JESUS CRISTO posiciona a narrativa da profecia nos acontecimentos ANTERIORES à Tribulação recém-descrita. Verifiquemos:

  

[Mateus 24:35]

O CÉU E A TERRA PASSARÃO, MAS AS MINHAS PALAVRAS DE MODO NENHUM PASSEM.

  

Neste versículo 35, o Senhor Jesus Cristo nos dá a certeza de que tudo o que Ele diz vai ser concretizado.

  

[Mateus 24:36]

Mas concernente àquele dia e àquela hora, ninguém os tem conhecido, nem mesmo os anjos dos céus, mas unicamente o Meu Pai.

 

[Como será explanado adiante, em Mateus 24:36, as expressões "aquele dia... e hora" que "ninguém os tem conhecido" são usadas pelo Senhor Jesus Cristo para se referir ao DIA DE CRISTO, o qual será anterior ao Grande e Terrível Dia do Senhor profetizado no Antigo Testamento.]

  

Leia na postagem O QUE SE PODE SABER DO FIM? sobre a complementaridade entre os Quatro Evangelhos, e o porquê da diferença na redação de Mateus 24:36 e Marcos 13:32.

 

No versículo Mateus 24:36, o Senhor nos prepara para o fato de que o evento a ser descrito será surpreendente para todos, inclusive para os que forem levados, o que nos mostra que a percepção das pessoas será de absoluta normalidade nos momentos anteriores aos acontecimentos que o Senhor relata nos versículos seguintes, 37, 38 e 39.

 

A ATUAL indiferença à concretização das profecias da Palavra de Deus, bem como a confusão entre o Arrebatamento no Dia de Cristo, e o Grande e Terrível Dia do Senhor, são evidenciadas pelo Apóstolo Pedro nos versículos:

 

[2ª  Pedro 3:3-13]

3 Sabendo vós primeiramente isto: Que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências,

 

4 E dizendo: "Onde está a promessa da vinda dEle? Porque desde que os pais foram adormecidos, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação."

 

Fica evidente a qualquer leitor atento que os "últimos dias" do vers. 3 são OS DIAS ATUAIS, ANTES da ocorrência do Arrebatamento, enquanto "todas as coisas [AINDA] permanecem como desde o princípio da criação".

 

Afinal, é (ou deveria ser) evidente que um evento como o Arrebatamento NÃO será ignorado por quem quer que seja, como SE "todas as coisas [AINDA permanecessem] como desde o princípio da criação", mesmo que o número de crentes arrebatados seja ínfimo.

 

Isso porque, DEPOIS do Arrebatamento, ficará claro para todo o mundo que algo mudou completamente, e isso motivará muitas pessoas a piorarem sua rebeldia contra Deus.

 

Mas DEPOIS do Arrebatamento, bilhões de pessoas se conscientizarão do que ACONTECEU e do que acontecerá a partir do Arrebatamento. Ainda pela graça de Deus, essas pessoas se arrependerão de terem sido céticas e negligentes com a Palavra de Deus ou de terem sido incrédulas, se converterão e suportarão "com paciência" a provação pela qual terão de passar:

 

[Apocalipse 7:9]

9 Depois destas coisas vi, e eis aqui uma GRANDE MULTIDÃO, A QUAL NINGUÉM PODIA CONTÁ-LA, proveniente de dentro de todas nações e tribos, e povos, e línguas, tendo-se postado diante do trono e diante do Cordeiro [diante do Senhor Jesus Cristo], tendo sido trajados com compridas vestes brancas, e com folhas de palmeiras nas suas mãos;

 

[Apocalipse 7:13-17]

13 E um só de entre os anciãos respondeu, dizendo-me: "Estes, aqueles tendo sido vestidos de compridas vestes brancas, quem são eles? E de onde vieram?"

 

14 E eu lhe tenho dito: "Ó Senhor, tu o tens sabido." E ele me disse:

"Estes são aqueles que estão vindo para fora da GRANDE TRIBULAÇÃO, e lavaram as suas compridas vestes e branquearam no sangue do Cordeiro as suas compridas vestes."

 

15 "Por isso estão diante do trono de Deus, e a Ele prestam culto de dia e de noite no Seu lugar santo; e Aquele que está assentando sobre o trono estenderá Sua habitação {*} sobre eles." {* Literalmente, "estabelecerá Seu tabernáculo- tenda"}

[LTT, maiúsculas e negrito acrescentados. Chaves explicativas de Hélio de Menezes Silva]

 

Ou seja, APÓS o Arrebatamento, BILHÕES de pessoas se converterão e serão mortas, ou por não fazerem parte da multidão de enganados adeptos do "Escolhido" como "Cristo" (Governante Mundial), ou por não se submeterem ao culto público ao "Cristo" ("Maitreya") e à "sua imagem" [Apocalipse 13:4,7,12-18]. A postagem O BRASIL NA GRANDE TRIBULAÇÃO (ainda não publicada) exporá alguns eventos relevantes descritos no Apocalipse e a importância de saber sobre isso HOJE.

 

Voltando à análise de Mateus 24, os parágrafos anteriores implicam que o evento que será descrito a partir dos versículos 37 a 39, NÃO será precedido de acontecimentos que despertem especial inquietude nem desespero, como a inquietude que será despertada APÓS o Arrebatamento, e o desespero que será sentido por todos os habitantes do mundo durante a Tribulação.

  

[Mateus 24:37-39]          

37 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.

 

38 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, eles estavam comendo e bebendo, casando e dando em casamento, até o dia em que Noé entrou para a arca,

 

39 E não o perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.

  

Nos vers. 37 a 39, o Senhor nos diz que, o evento da "vinda do Filho do Homem" será como "nos dias anteriores ao dilúvio". Ou seja, o Senhor passa a se referir necessariamente ao que ocorrerá ANTES da Tribulação que Ele acabou de descrever em Mateus 24:9-30.

  

O Senhor nos chama a atenção para o fato de que ninguém percebia os sinais do que estava para acontecer, porque a catástrofe do DILÚVIO foi revelada por Deus a Noé [Gênesis 6:13-22], e seus contemporâneos que acompanharam a construção da Arca com certeza não levaram a sério o empenho de Noé.

  

Noé e seu grupo familiar obedeceram a Deus e entraram seguros na Arca sete dias ANTES do início do DILÚVIO, e só então Deus iniciou a execução do Seu juízo sobre a violenta e maligna humanidade daquela época [Gênesis 7:10].

  

[Mateus 24:40-44]

40 ENTÃO, dois varões estarão no campo, e o um é levado, e o outro é deixado;

 

41 Duas mulheres estando moendo no moinho, e a uma é levada, e a outra é deixada.

 

42 Portanto, vigiai, porque não tendes sabido A QUE HORA vem o vosso Senhor.

 

43 Mas sabeis isto: Se o senhor da casa tinha sabido a que vigília {*} da noite vem o furtador, teria vigiado e não teria deixado ser minada  a sua casa. {* As 1a, 2a, 3a e 4a vigília começam às 18, 21, 24 e 3:00h, respectivamente }

 

44 Por isso, estai vós prontos também: porque o Filho do homem vem à hora em que não pensais.

  

Nos vers. 40 a 44, o Senhor descreve COMO será a retirada dos crentes do mundo ANTES de ser iniciada a Tribulação: todas as pessoas estarão fazendo suas atividades corriqueiras, sem a menor noção do que está na iminência de ocorrer no instante seguinte.

  

Então, num instante, os crentes no Senhor Jesus Cristo desaparecerão diante daqueles que permanecerão no mundo para suportarem O JUÍZO que Deus executará.

 

MAS o contexto da verdadeira Palavra de Deus deixa claro que os crentes atentos às profecias estarão devidamente preparados para o Arrebatamento e completamente CONSCIENTES DE SUA PROXIMIDADE.

 

  

A EXPRESSÃO "VINDA DO FILHO DO HOMEM" EM MATEUS 24:37,39

 

A Palavra de Deus é um todo que se completa. A leitura de cada passagem bíblica profética só terá correlação com os FATOS REAIS do passado, do presente, e do futuro quando essa leitura for feita dentro do contexto da inteira Palavra de Deus.

 

Isso não é tão difícil como alguns queiram fazer parecer. Apenas exige que optemos por passar pela "porta estreita" que leva à Salvação [Mateus 7:13], pois o Evangelho do Senhor Jesus Cristo é simples o suficiente para ser acolhido por uma criança [Mateus 18:3; 2ª Coríntios 11:3b, 2ª Timóteo 3:15].

 

Sobre a conversão à fé no Senhor Jesus Cristo, o Filho do Homem, (re)leia o fundamental capítulo 3 do Evangelho de João, e o capítulo 15 também.

 

É possível uma leitura atenciosa desta postagem e da postagem O QUE SE PODE SABER DO FIM?, com intenção de compreender o que está escrito. Neste caso, você poderá perceber que em Mateus 24:37,39 fica suficientemente claro que ANTES do retorno do Senhor Jesus Cristo ao solo deste mundo para aqui reinar por mil anos [Apocalipse 20:4], o Senhor Jesus Cristo procederá ao que Ele profetizou em Mateus 24:37,39 e em Lucas 17:26-30.

 

Ou seja: ANTES DO DESPEJO DA IRA DE DEUS SOBRE ESTE MUNDO NA TRIBULAÇÃO, O SENHOR JESUS CRISTO, O FILHO DO HOMEM, RETIRARÁ SEUS SEMELHANTES (pessoas crentes de carne e ossos) DESTE MUNDO.

 

Esses semelhantes SÃO AQUELAS PESSOAS CRENTES ATENTAS, PRUDENTES E FIEIS QUE "foram havidas por dignas de escapar de todas essas coisas que hão de acontecer, e de estarem de pé diante do FILHO DO HOMEM" [Lucas 21:36].

 

 

 

A COMPLEMENTARIDADE ENTRE OS QUATRO EVANGELHOS SOBRE A VINDA DO SENHOR E DO SEU REINO

 

O Reino de Deus no Tempo da Graça ainda vigente.

 

Os Quatro Evangelhos não são cópias uns dos outros. Os Quatro Evangelhos são complementares entre si, e complementam e também são complementados pelo inteiro conteúdo da Bíblia.

 

A descrição dos acontecimentos em Mateus capítulo 24 tem paralelo em Marcos capítulo 13, e Lucas capítulos 17 e 21.

 

No Evangelho de Lucas o Senhor Jesus Cristo esclareceu aos Fariseus e a qualquer leitor do Evangelho de Lucas que desde aquela época, até hoje, o Reino de Deus está entre as pessoas que vivem neste mundo, "DENTRO" (ou NO ÍNTIMO) de quem crê e se submete à autoridade de Deus. Ou seja, o Reino de Deus está concretizado na vida daqueles que, por fé, vivem sob a autoridade, sob o reinado, do Senhor Jesus Cristo, TRIUNO com Deus Pai e com o Espírito Santo.

 

Leia sobre a fundamental realidade da TRIUNIDADE DE DEUS nos artigos:

  • Israel e o Crescimento do Antissemitismo 'Cristão'. Parte 3: O Cristo Pré-Encarnado. Publicado em inglês por Jeremy James em 27 de março de 2015. Traduzido para o português por Jeremias R. D. P. dos Santos, e publicado em 17/04/2015 no site A Espada do Espírito.

 

  • A Tri—Unidade de Deus no Velho Testamento. Escrito por Stanley Rosenthal e publicado no Brasil pela Editora Fiel. O texto foi resumido e digitalizado por Edwardo B., e divulgado por Hélio de Menezes Silva no site Sola Scriptura TT [4].

 

Então, sobre o REINO DE DEUS, que vigora nos crentes no Tempo da Graça, está escrito:

 

[Lucas 17:20-21]

20 E (Jesus), havendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando vem o reinar de Deus, lhes respondeu, e disse:

O reinar de Deus não vem com aparência exterior.

 

21 Nem dirão: 'Ei-lo aqui', ou: 'Ei-lo ali'; porque eis que o reinar de Deus está dentro de vós.

[LTT, negrito acrescentado.]

 

Assim tem sido o Reino de Deus desde o início da pregação de João Batista [Lucas 16:16-17]. E é claro que, ao dizer que "o reinar de Deus está dentro de vós", o Senhor Jesus Cristo se referiu às pessoas que creram nEle desde a pregação de João Batista, e às pessoas que têm crido nEle desde então até hoje.

 

O Reino de Deus (ou o Reinar de Deus [LTT]) que "não vem com aparência exterior", conforme escrito em Lucas 17:20-21, é a forma como os crentes têm reconhecido e se submetido à autoridade de Deus pela intervenção do Espírito Santo no atual Tempo da Graça, ou Tempo da Igreja, como preferem escrever alguns autores.

 

 

O REINO DE DEUS – A SITUAÇÃO DOS CRENTES.

 

Após o Arrebatamento dos crentes no Senhor Jesus Cristo, todas as pessoas que se converterem à fé no Senhor Jesus Cristo durante os primeiros três anos e meio da Tribulação também vivenciarão o Reino de Deus (ou o Reinar de Deus [LTT]) da mesma forma como vivenciamos hoje [Lucas 17:20-21].

 

Não há diferença entre o Reino de Deus, agora, e o Reino de Deus durante a Tribulação. O que mudará muito durante os sete anos da Tribulação é a situação dos crentes no Senhor Jesus Cristo.

 

Hoje, a Salvação pela fé no Senhor Jesus Cristo é uma segurança absoluta do crente, que será preservado salvo até sua morte corporal, ou até seu Arrebatamento [João 6:37-40, e vers. citados acima] [5]. Essa Salvação propicia a reconciliação com Deus unicamente por intermédio do sacrifício vicário do Senhor Jesus Cristo na cruz e Sua ressurreição.

 

[Romanos 8:1]

"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito."

 

Mas durante a Tribulação os crentes convertidos à fé no Senhor Jesus Cristo estarão expostos a uma situação que ainda não foi enfrentada por crente algum, nem mesmo pelos mártires da fé durante as perseguições promovidas pelo Império Romano, pela Inquisição da Igreja Católica (ICAR) [6], ou pelos Reformadores da ICAR.

 

Em Mateus 24:13 o Senhor Jesus Cristo deixa bem claro que será necessário perseverar na fé durante os sofríveis sete anos do Governo Mundial (ou Nova Ordem Mundial, ou Tribulação) [Mateus 24:13].

 

A partir de um determinado momento, a enganação dos falsos cristos e dos falsos profetas será tão generalizada e forte que, "se possível fora, enganariam até os escolhidos" [Mateus 24:24, Marcos 13:22-23, Lucas 21:8-9].

 

Parte dessa mesma enganação JÁ ESTÁ atuando HOJE, visivelmente em igrejas "cristãs" [Lucas 21:8-9], o que demonstra o quanto estamos próximos do desfecho descrito em Mateus 24 e nas passagens correlatas da verdadeira e inteira Bíblia.

 

Tanto o atual processo de preparação da apresentação do Anticristo, como seu reinado de sete anos são marcados pela mais extrema e sedutora enganação [2ª Tessalonicenses 2:9-12].

 

Um "à parte" sobre enganação:

 

Uma heresia flagrante e muito poderosa, ora persuasiva, ora violenta, já existe desde o ano 325. Mas os cristãos bíblicos receberam de Deus a perseverança para permanecerem firmes na verdadeira Palavra de Deus. Descontando os enganados pela heresia, até há décadas atrás, a pessoa que ouvia ou lia uma pregação bíblica, OU acreditava, OU NÃO acreditava no Evangelho. Simples assim.

 

Mas, hoje, você conhece algum cristão "extremamente ocupado" com "assuntos urgentes demais" para que arranje algum tempo para se dedicar ao estudo da inteira Palavra de Deus e à comunhão com verdadeiros crentes no Senhor Jesus Cristo? [2ª Coríntios 6:14-18, 2ª Tessalonicenses (3:6,11,14-15), Tito 3:10] [7]  [Por favor, leia os versículos citados e a nota de rodapé]

 

HOJE, há uma nova modalidade de cristãos nominais e autodeclarados crentes: aqueles que creem (ou dizem crer) no Evangelho, mas simplesmente "não têm tempo algum" disponível para a comunhão com verdadeiros irmãos de fé (supondo que o sejam), nem para se dedicar, de forma alguma, à pregação do verdadeiro Evangelho [8], talvez porque nem o conheçam.

 

Também não se dedicam à promoção da pregação do verdadeiro Evangelho porque padecem da "indisponibilidade financeira", NÃO porque não tenham dinheiro, pelo contrário, têm mais dinheiro do que realmente necessitam, mas usam todo o dinheiro disponível para desfrutar das "bênçãos" que atribuem a Deus, as quais compartilham, com orgulho, nas "mídias sociais" (leia-se "facebook, twiter, instagram", etc., nesta ordem).

 

Afinal, a lógica implícita nos três parágrafos acima é a de que "Deus abençoa os crentes, e os crentes precisam ostentar publicamente as bênçãos para comprovarem entre si que são (mais) abençoados (do que os outros), não é mesmo"?

 

Não, com certeza, não.

 

Com certeza, o Arrebatamento surpreenderá ("como um ladrão") MUITAS pessoas que hoje "se sentem abençoadas", sem que as supostas "bênçãos recebidas" tenham consequências de fé.

 

Apesar da aparência de piedade [2ª Timóteo 3:5] e do mentiroso apelo de paz e prosperidade [Daniel 8:25], depois de três anos e meio de Governo Global, o Governante Global deixará de manter a falsa aparência de promovedor "da Paz Mundial" e de respeitador dos costumes judaicos e "cristãos" para cometer a "abominação da desolação" [Daniel 11:31, Mateus 24:15, Marcos 13:14].

 

 

A COMPLEMENTARIDADE DOS QUATRO EVANGELHOS

No que se refere às semelhanças de redação sobre o Arrebatamento e a

Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo à Terra

 

Observação inicial: Este tópico é apenas um esboço elaborado. Oportunamente poderá ser acrescentada, aqui, uma explanação mais pormenorizada desse importantíssimo assunto. Para uma compreensão minimamente adequada do que será exposto adiante, é fundamental a leitura dos versículos bíblicos citados, assim como nos tópicos anteriores e nas outras postagens deste blog.

 

Lembre-se: "estreita é a porta que leva à vida [à salvação]" [Mateus 7:13-14; Lucas 13:24]. Então, procure pela porta estreita que leva à salvação, e estude, com atenção, a Palavra de Deus.

 

Mateus 24:1-8 corresponde às narrativas de Marcos 13:1-8 e Lucas 21:5-7.

 

A Perseguição Contra os Cristãos

 

Mas, a partir do versículo 9, Mateus 24:9-30 profetiza sobre a Tribulação, enquanto Marcos 13:9-12 e Lucas 21:12-19 profetizam sobre as perseguições que ocorreram após a ressurreição do Senhor durante o Tempo da Graça, no qual tem sido pregado o Evangelho do arrependimento da situação de pecado e da salvação pela fé, desde João Batista até a primeira metade do início do século XX – em 1948 começou o Tempo do Fim [9].

 

Leia a postagem 6 – APOSTASIA DA FÉ sobre algumas mudanças e heresias que tem havido em TODAS as instituições cristãs, desde que começou a ser admitida nas Igrejas a adoção de "versões diferentes da bíblia" parecidas (apenas parecidas) com a verdadeira Palavra de Deus.

 

A substituição da INTEIRA EXPRESSÃO ESCRITA do Senhor Jesus Cristo [João 1:1-5; Apocalipse 19:13] pelas outras "versões da bíblia" (ou pelos versículos sublinhados "mais básicos da fé" [10]) resultou na atual e flagrante apostasia da fé no Senhor Jesus Cristo, que foi substituído por um outro "Cristo" por demanda, mais ao gosto da freguesia das Igrejas, nas quais passaram a ser admitidas crenças e práticas extra-bíblicas e anti-bíblicas com aparência de "piedade cristã" [2ª Timóteo 3:5], todas convergentes com as crenças e práticas da Nova Era e da ICAR.

  

A diferença entre Mateus 24:9-14, e Marcos 13:9-13 e Lucas 21:12-19 é sutil, mas uma leitura atenta nos propicia a compreensão de que os acontecimentos do passado relatados na Bíblia foram um prenúncio do que ocorre no presente e do que ainda ocorrerá no futuro e, nesse sentido, também permite que compreendamos que Mateus 24:9-14, Marcos 13:9-13, e Lucas 21:12-19 são perfeitamente complementares.

 

Assim, desde a consolidação da APOSTASIA DA FÉ no mundo inteiro, durante os anos 1980-2000, as perseguições pontuais (isoladas ou restritas a alguns países) que os cristãos têm sofrido, seja por motivo de consciência, seja por motivo de discordância político-ideológica, ou seja por motivo de fé religiosa, já é uma perseguição que prenuncia o tipo de perseguição que ocorrerá durante a Tribulação contra todos os crentes, no mundo inteiro.

 

A Tentativa dos Ímpios de Enganar os Cristãos

 

Mateus 24:23-26; Marcos 13:21-23; Lucas 17:23; Lucas 21:8 são versículos muito parecidos e, de fato, contêm uma advertência do Senhor Jesus Cristo para que não nos deixemos enganar. Essa advertência tem sido válida desde que foi proferida, e continuará a sê-lo até os primeiros três anos e meio do Governo Mundial (a Tribulação). Durante esses primeiros três anos e meio, ficará claro para muitas pessoas que elas estiveram sendo enganadas, o que lhes permitirá que se convertam à fé no verdadeiro e único Senhor Jesus Cristo, antes que Deus despeje as últimas pragas do Apocalipse.

 

Exemplo de Profecia Concretizada

 

O Pastor Reinhold Federolf (Chamada da Meia-Noite), durante uma prédica sobre Escatologia (estudo das profecias bíblicas) [11] chamou a atenção para o fato de que Lucas 21:20-21 refere-se a uma profecia do Senhor Jesus Cristo destinada aos cristãos de Jerusalém.

 

A partir do ano 66 d.C. o comando do exército romano na Primeira Guerra Judaico-Romana foi assumido pelo General Vespasiano (n.9-79 d.C.). No ano 68 d.C. a cidade de Jerusalém foi completamente cercada pelo exército romano, conforme o Senhor profetizou em Lucas 21:20-21, mas o General Vespasiano precisou suspender o cerco porque o Imperador Nero se suicidou, e Vespasiano teve de voltar a Roma às pressas.

 

Ou seja, conforme a profecia do Senhor Jesus Cristo, Jerusalém chegou a ser completamente sitiada, mas o sítio foi cancelado o que permitiu aos cristãos OBEDECEREM à palavra profética e escaparem de Jerusalém antes do cumprimento das profecias complementares contidas em Mateus e Marcos, de forma que todos os cristãos que moravam em Jerusalém no ano 68 d.C. conseguiram salvar suas vidas!

 

Da mesma forma, Mateus 24:15-30, Marcos 13:14-27, Lucas 17:22-24 são versículos complementares nos quais o Senhor Jesus Cristo descreve o cenário do que ocorrerá a partir da segunda metade da Tribulação, a partir do momento em que o "Messias" (o "Maschiach"), se revelar como Anticristo ao cometer a "abominação da desolação" no Terceiro Templo de Jerusalém.

 

Ou seja, trata-se de um aviso que tem consequências práticas para as pessoas que estiverem conscientes de que, a partir da assinatura da Aliança de sete anos [Daniel 9:27], essas pessoas que crerem no Senhor Jesus Cristo deverão estar cientes desses avisos do Senhor, pois NÃO será conveniente ter filhos a partir desse período, e essas pessoas deverão seguir à risca essas ordens do Senhor se quiserem permanecer vivas até o fim da Tribulação.

 

 

O REINO DE DEUS NO TEMPO DO FIM NO QUAL ESTAMOS VIVENDO, E DURANTE O MILÊNIO, APÓS A TRIBULAÇÃO DE SETE ANOS.

 

Portanto, há uma clara diferença entre:

 

a) "o reinar de Deus está dentro de vós" (o Reino de Deus) [Lucas 17:21] no Tempo da Graça (que vigora desde a pregação de João Batista [Lucas 16:16-17]) até agora, tempo durante o qual muitas profecias bíblicas foram incompreensíveis até 1948 porque ainda não era chegado o tempo de serem adequadamente interpretadas [por favor, LEIA Daniel 12:9];

 

b) o Reino de Deus neste Tempo do FIM que começou em 1948 (nem antes e nem depois) durante o qual a pregação do Evangelho DEVE ser vinculada à visível concretização das profecias bíblicas, e

 

c) o Reino Milenar do Senhor Jesus Cristo na Terra [Apocalipse 20:4], sobre os sobreviventes da Tribulação e sobre os que creram no Senhor Jesus Cristo durante a Tribulação e foram mortos pelos adeptos do Anticristo.

 

 

A VINDA DO FILHO DO HOMEM

 

A ação de "vinda do Filho do Homem" em Mateus 24:37,39 é referida como análoga ao que ocorreu "nos dias de Noé", ANTES DO DILÚVIO, até que Noé e seus familiares entrassem na segurança da Arca.

 

Portanto, essa "vinda do Filho do Homem" refere-se à vinda do Senhor Jesus Cristo para resgatar homens e mulheres crentes (genericamente "homens" no idioma português) da forma como o Espírito Santo [Mateus 14:16,26 e 15:26] inspirou o Apóstolo Paulo a escrever em 1ª Coríntios 15:51-53 e em 1ª Tessalonicenses 4:13-18, acima citados.

 

A "vinda do Filho do Homem" é uma expressão usada pelo Senhor Jesus Cristo para nomear uma ação dEle que será estendida no tempo, e não um ato singular (único, instantâneo) no tempo, pois os primeiros ressuscitados e a Igreja formada por aqueles que creem nEle e O obedecem serão reunidos a Ele no Dia de Cristo (no dia do Arrebatamento) como preparação para a Sua Segunda Vinda à Terra para reinar sobre os sobreviventes da Tribulação.

 

Os artigos citados nesta postagem mostram que, conforme o Livro do Apocalipse, os primeiros ressuscitados e a Igreja estarão reunidos com o Senhor Jesus Cristo em sua Segunda Vinda ao solo deste mundo.

 

Então, essa ação começa com a ressurreição dos mortos em Cristo e sua reunião com os crentes arrebatados "NOS ARES" [1ª Tessalonicenses 4:17] (NÃO no solo deste mundo), para que esses crentes sejam poupados do Juízo que será iniciado em seguida [Mateus 24:21-30; Lucas 17:26-29], e essa ação será completado com a manifestação do Senhor Jesus Cristo ao mundo inteiro [Mateus 24:27,30; Marcos 13:26; Lucas 21:27] e SUA DESCIDA ao mundo, na cidade de Jerusalém.

 

Nesse sentido, a "vinda do Filho do Homem" começa no "Dia de Cristo" (leia sobre esse dia adiante), que é o dia do Arrebatamento da Igreja do Senhor, e a "vinda do Filho do Homem" é concluída com Sua descida à Terra para governá-la pessoalmente a partir de Jerusalém durante MIL ANOS [Apocalipse 20:4].

 

A perspectiva da retirada dos crentes dos crentes deste mundo (Arrebatamento) antes do Castigo é mais um motivo, e um sinal, um alerta, para que estejamos vigilantes, atentos à Palavra de Deus, em oração [Lucas 21:36].

  

[Mateus 24:45-51]

45 Portanto, quem é o servo fiel e prudente [12], a quem o seu Senhor constituiu sobre os servidores dEle (do Senhor), para lhes dar o sustento no devido tempo?

 

46 Bem-aventurado é aquele servo a quem o seu Senhor, havendo vindo, achará fazendo assim.

 

47 Em verdade vos digo que o constituirá sobre todos os Seus bens.
 

48 Mas se aquele mau servo disser no seu coração: 'O meu Senhor tarda em vir';

 

49 E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios,

 

50 Virá o Senhor daquele servo num dia em que ele (o servo) não O espera, e numa hora em que ele (o servo) não sabe,

 

51 E o cortará em dois, e destinará a sua parte com os hipócritas: ali haverá o pranto e o ranger dos dentes.

  

Nos versículos 45 a 51, o Senhor Jesus Cristo dirige a palavra AOS SEUS SERVOS. O servo que se mantém em constante cumprimento das ordens do seu Senhor assim age porque é fiel e prudente. O mau servo considera demorado o retorno do seu Senhor e passa a agir com negligência em relação aos seus conservos e passa a cometer excessos.

  

Mas nem o servo fiel e prudente, nem o mau servo sabem a que hora vem o seu Senhor, e AMBOS SERÃO SURPREENDIDOS pela Sua vinda.

  

Assim, fica evidente que, em Mateus 24:35-51, o Senhor Jesus Cristo se refere aos servos, tanto os fiéis tanto os negligentes, que estiverem atuando ANTES da hora de "provação que virá sobre todo o mundo" [Apocalipse 3:10], no momento em que o Senhor recolher da Terra os servos fiéis e prudentes para poupá-los dessa vindoura provação.

 

A postagem 1 – O TEMPO DA GRAÇA DE DEUS mostra que aqueles que hoje têm fé no Senhor Jesus Cristo estão vivendo num tempo durante o qual os pecados confessados a Deus são perdoados, de forma que tais pecados não são imputados como culpa condenatória aos que têm tal fé.

  

Mas, a partir do dia em que o Tempo da Graça de Deus terminar, só será salvo quem se converter e perseverar na fé no Senhor Jesus Cristo até o FIM, mesmo que corra o risco de ser executado [Mateus 24:13].

  

Portanto o Senhor Jesus Cristo nos mostra claramente que, da mesma forma como a Arca de Noé foi a salvação proporcionada por Deus para poupar Noé e seu grupo familiar da catástrofe que estava para vir ao mundo (o Dilúvio), o Arrebatamento poupará os servos dEle da Tribulação que está descrita desde os livros proféticos do Antigo Testamento até o Apocalipse.

  

Sobre MATEUS 24:1-51 (e Marcos 13:1-37, e Lucas 21:5-36), há estudiosos da Bíblia que associam Mateus 24 inteira e exclusivamente à descrição do período de Tribulação que antecederá o retorno do Senhor Jesus Cristo, de forma que o que está escrito depois do versículo 8, o que incluiria os versículos 35 a 51, referir-se-ia apenas aos judeus que estiverem na Terra durante os sete anos da Tribulação.

   

Em princípio, essa interpretação até teria razão de ser, pela forma como o Senhor Jesus Cristo orientou os discípulos em Mateus 10:5-8. Também lemos em Mateus 15:22-28, que o Senhor Jesus Cristo disse à mulher cananeia que Ele tinha vindo pregar [e sarar] apenas aos judeus. MAS Ele curou a filha da mulher cananeia, porque a mulher expressou o quanto era grande a fé dela no Senhor Jesus Cristo.

    

Uma leitura dos Quatro Evangelhos, sob a perspectiva dos textos dos profetas do Antigo Testamento, a começar por Moisés, também nos mostra que o Senhor Jesus veio REINAR sobre os descendentes consanguíneos de Abraão e seus seguidores de fé em DEUS, mas a maioria deles O rejeitou. O Senhor Jesus Cristo veio como Messias, o Cristo – Salvador e Senhor – mas a maior parte do povo judeu rejeitou-O duplamente.

 

Uma promessa de Deus a Abraão em Gênesis 12:2-3 [13] é: "em ti serão benditas TODAS as famílias da Terra".

  

O Senhor Jesus Cristo é UM com Deus [João 10:30] e com o Espírito Santo [João 14:23-26] [14]. O Senhor Jesus Cristo É DEUS [João 5:21-29; 8:58], onisciente, e o Senhor Jesus Cristo sabia o que estava para acontecer com Ele e, graças ao Seu Amor e à Sua MISERICÓRDIA, preparou a SALVAÇÃO de todos aqueles que n’Ele crerem depois da Sua ressurreição e ascensão.

   

Assim, Ele deixou aqui Seu Espírito Santo para sustentar Sua Igreja [João 14:26; Atos 1:8], e para converter aqueles que ouvem Seu Evangelho e O aceitam como ÚNICO Senhor e Salvador e passam a agir de acordo [Romanos, cap.1-16]. A verdadeira Igreja do Senhor Jesus Cristo é o conjunto e a comunhão daqueles que nEle creem, e a Ele procuram conhecer e obedecer.

   

Mas Deus mantém Sua promessa, sempre! E os judeus (e todos os gentios) que não tiverem se convertido à fé no verdadeiro Senhor Jesus Cristo que revela a Si mesmo na Bíblia, ainda terão oportunidade de reconhecer que JESUS CRISTO É O SENHOR pelo testemunho dos cristãos durante o Tempo da Graça no qual ainda estamos [Isaías 55:6-11].

 

Durante a primeira metade da Tribulação vindoura, Deus providenciará o anúncio da Salvação através do testemunho de Seus Dois Testificadores [Apocalipse 11:3-14] e, em algum momento da segunda metade da Tribulação, Deus ainda enviará um anjo para pregar, do alto da abóbada celeste (ou do zênite do céu), o Evangelho Eterno [Apocalipse 14:6-7] para que todas as pessoas possam ouvi-lo.

  

Sob a perspectiva explanada na análise anterior sobre Mateus 24:35-51 e nesses parágrafos anteriores, acrescida dos conteúdos de Lucas 21:5-36 e de Marcos 13:1-37, o capítulo 24 do Evangelho de Mateus será interpretado da forma como está escrito, como sendo dirigido a todas as pessoas que o lerem, judias e gentias, que têm sido evangelizadas desde a presença do Senhor Jesus Cristo na Terra. Lucas 21:5-36 e Marcos 13:1-37 serão implícita e explicitamente citados como paralelos e como complementação do que está escrito em Mateus 24:1-51.

  

Conforme já exposto, o que podemos constatar é que a Palavra de Deus, que está expressa nessas três passagens bíblicas [Mateus 24:1-51, Lucas 21:5-36 e Marcos 13:1-37], faz uma conexão entre a destruição de Jerusalém no ano 70 [Lucas 21:24 foi a total Diáspora Judaica do ano 135] e a futura Tribulação e, pela forma como o Senhor Jesus Cristo se expressa a nós, hoje, através desses textos, podemos concluir que Ele nos dá uma preparação também para nós, os gentios, sobre o Tempo do Fim.

  

Podemos ter a certeza de que as profecias do senhor serão cumpridas integralmente, apesar da contrariedade dos que fazem uma leitura parcial da Palavra de Deus.   

  

  

A RACIONAL, SENSATA E ERUDITA NEGAÇÃO DO ARREBATAMENTO.

  

Desde que as palavras de Mateus 24 foram escritas, o Fim do Mundo já foi anunciado várias vezes, inclusive com data marcada com dia, mês e ano, como no Grande Desapontamento de 22/10/1844 nos EUA [15], sempre com base em interpretações sem fundamento completo na Palavra de Deus.

  

Por conta dessas interpretações parciais, que não se baseiam integralmente na Palavra de Deus, há teólogos que usam um eloquente e "bem fundamentado" conjunto de argumentos contra a ocorrência do Arrebatamento no Dia de Cristo e, conforme aumenta o número de pessoas crentes que dão testemunho público de sua fé, parece haver crescente interesse em desqualificar a fé de quem crê no Arrebatamento e na realização literal das profecias contidas na Palavra de Deus.

  

Um exemplo recente, entre muitos, foi a matéria de 16/03/2009, da opção /ciência da fé/Teologia/ do portal G1, da Globo na internet, assinada por Reinaldo José Lopes [16], com o sugestivo título Crença no Arrebatamento é colagem de textos bíblicos, dizem especialistas, e com a “esclarecedora” chamada:

"Tentativa de harmonizar profecias apocalípticas data do século 19.

Autores da Bíblia escreveram pensando em seu contexto imediato."

  

Para fundamentar seu texto, o autor cita "autoridades" no assunto, muito bem qualificados, como Paulo Augusto Nogueira, professor da pós-graduação em ciências da religião da Universidade Metodista de São Paulo, e o americano Thomas Sheehan, estudioso do cristianismo primitivo e professor da Universidade Stanford.

   

Mas a qualificação desses especialistas é acadêmica, avaliada segundo critérios estritamente humanos, sem que seja levada em consideração a indispensável SABEDORIA que DEUS dá a quem tem fé e pede tal SABEDORIA, conforme foi explanado na seção 2 - QUEM É SÁBIO NA BÍBLIA.

  

Assim, infelizmente, os versículos:

  

[Mateus 24:14]       

E este Evangelho do reinar será pregado em todo o mundo, para testemunho a todas as nações. E, então, virá o fim [17]. [LTT, negrito acrescentado.]

 

combinado com

[Mateus 24:36]       

Mas concernente àquele dia e àquela hora, ninguém os tem conhecido, nem mesmo os anjos dos céus, mas unicamente o Meu Pai. [LTT, negrito acrescentado]

e

[Marcos 13:32]       

Mas, concernente àquele dia e àquela hora, ninguém tem sabido, nem mesmo os anjos que estão dentro do céu, nem mesmo o Filho, exceto o Pai. [LTT, negrito acrescentado]

 

têm sido usados conjuntamente com como pretexto para adiar ao infinito a realização das profecias do Senhor Jesus Cristo em Mateus 24. Leia sobre o quanto esse adiamento ao infinito está incorreto na postagem O QUE SE PODE SABER DO FIM?

  

Afinal, uma leitura de Mateus 24:14, sem o conhecimento do que o Senhor revela em Apocalipse 11:3-14, permite uma dedução racional (porém errada) de que "este Evangelho do reino", que será pregado em todo o mundo ANTES do fim, é o Evangelho pregado no Tempo da Graça de Deus, da justificação e salvação pela fé no Senhor Jesus Cristo.

 

E muitos têm convicção de que essa pregação é a que ocorre principalmente nos púlpitos dos templos das denominações religiosas, efetuada por homens ("padres", sacerdotes, pastores, bispos, "cardeais", "apóstolos", etc.) e mulheres ("pastoras" e "bispas") que precisam de uma investidura de autoridade para pregar, concedida por alguém mais elevado na hierarquia da respectiva denominação.

 

Em Apocalipse 2:6,15 o Senhor Jesus Cristo chama os membros dessa hierarquia de nicolaítas [18] e diz que odeia as obras deles!

 

E como o Evangelho ainda não foi pregado em todo o mundo por essas instituições religiosas, ainda faltam milhões de pessoas que só sabem do Senhor Jesus Cristo de ouvir falar, se tanto!

 

MAS uma leitura contextual de Mateus 24 nos mostra que em Mateus 24:9-30 o Senhor se refere ao período da Tribulação e, especificamente no versículo 14, o Senhor nos diz que este Evangelho do Reinar será pregado a todo o mundo e, no versículo 15, o Senhor nos diz que "quando virdes [Ele com certeza se refere aos israelenses] a abominação da desolação a que se referiu o profeta Daniel" [9:27; 11:31; 12:11], os moradores da Judéia devem "fugir para os montes"... por causa  da Tribulação que ocorrerá a seguir.

 

[Daniel 9:27]          

E ele [o Anticristo] firmará aliança com muitos por uma semana [7 anos]; E NA METADE DA SEMANA [depois de três anos e meio] fará cessar o sacrifício e a oblação; e, por causa do espalhamento das abominações, ele [o Anticristo] a fará assolada [a Judeia], e isso até à consumação; e (finalmente) o que está determinado será derramado sobre o assolador [o Anticristo].

 

Portanto, em Mateus 24:14, o Senhor Jesus Cristo está se referindo à pregação do Evangelho do Reino que ocorrerá na primeira metade da semana (semana de anos, ou sete anos) a que se refere Daniel, e que corresponde aos primeiros três anos e meio da Tribulação.

 

E sobre essa passagem, em Apocalipse 11:3-14 o Senhor Jesus Cristo nos informa que, durante a primeira metade de três anos e meio da Tribulação, O EVANGELHO DO REINO (não mais o Evangelho da Graça) será pregado ao mundo todo a partir de Jerusalém pelos dois testificadores (ou duas testemunhas), os quais serão mortos pelo Anticristo e, três dias e meio depois, serão ressuscitados e arrebatados por Deus.

 

Portanto, é muito provável que a revelação da identidade civil do "Escolhido" como futuro Governante do Mundo ou "Cristo da Nova Era" (o Anticristo), o Arrebatamento dos crentes, e o início da Tribulação, ocorram antes que o verdadeiro Evangelho da Salvação pela Graça tenha sido pregado a todos os habitantes do mundo.

 

Conforme já exposto, Deus providenciará para que o Evangelho do REINO do Senhor Jesus Cristo seja pregado com eficácia durante os primeiros três anos e meio da Tribulação, pelas duas testemunhas de Deus [Apocalipse 11:3-14].

 

Ou seja, não há, não na PALAVRA DE DEUS, base alguma para se adiar indefinidamente a concretização das profecias sobre o Tempo do Fim e o retorno do verdadeiro e único Senhor Jesus Cristo a este mundo.

 

Pelo contrário. Quando o Senhor decide realizar o que ele profetizou, Ele providencia tal realização, nos termos em que Ele, misericordiosamente, nos deixou profetizado na Sua Palavra ESCRITA sob Sua ordem e inspiração.

 

Conforme visto na postagem 1 – O TEMPO DA GRAÇA DE DEUS, em Daniel 12:4, Daniel 12:8-10, e Habacuque 2:2-3, o discernimento para a compreensão das profecias é dado oportunamente por Deus quando Ele decide que essas profecias sejam compreendidas conforme o propósito com que Deus as revelou, PARA DESPERTAR A OBEDIÊNCIA DOS QUE CREEM E PARA ORIENTÁ-LOS sobre o que fazer diante da proximidade da realização do que está profetizado.

 

Com relação, especificamente, ao desconhecimento do DIA e da HORA em Mateus 24:36 e Marcos 13:32, o Senhor Jesus Cristo se refere ao Arrebatamento, e deixa claro que o sumiço dos crentes ocorrerá sem que se perceba qualquer indício do Arrebatamento, nem mesmo no instante imediatamente anterior. O súbito Arrebatamento dos crentes será como a vinda inesperada e repentina de um ladrão.

  

Leia na postagem O QUE SE PODE SABER DO FIM? sobre o que, e com que antecipação, podemos saber dos eventos do Tempo do Fim.

  

   

O DIA DE CRISTO, O DIA DA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS QUE CRERAM E DO ARREBATAMENTO DOS CRENTES VIVOS,

NÃO É O MESMO QUE

O DIA DO SENHOR, O DIA DO CASTIGO DE DEUS CONTRA OS ÍMPIOS.

  

O anúncio do arrebatamento

   

[1ª Tessalonicenses 4:13-18]

[Já citado e comentado acima, anuncia que os mortos que tiveram fé no Senhor Jesus Cristo serão ressuscitados e em seguida os crentes que estiverem no mundo serão arrebatados.]

  

[1ª Tessalonicenses 5:9] 

Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo. [LTT, negrito acrescentado.]

   

[2ª Tessalonicenses 2:1-3]

1 E rogamos-vos, ó irmãos, quanto à vinda do nosso Senhor Jesus Cristo e quanto ao nosso reunir-se a Ele,

 

2 Para vós não serdes facilmente estremecidos para longe do vosso entendimento, nem clamardes de medo (quer através de espírito [19], quer através de palavra, quer através de epístola como se fora através de nós), como se O DIA DO CRISTO [20] já antes tem chegado.

 

3 Que ninguém vos engane, segundo maneira nenhuma: porque não será assim sem que primeiramente venha a APOSTASIA, e tenha sido revelado o homem do pecado, o filho da perdição, [LTT, negrito e maiúsculas acrescentados.]

   

Nas duas notas de rodapé da sua Tradução Literal do Texto Tradicional (LTT), Hélio de Menezes Silva chama a atenção para o FATO de que, no texto grego recebido pelos cristãos como sendo o texto inspirado por Deus, o versículo 2 recém citado se refere ao DIA DO CRISTO, ao passo que as traduções "modernas", "atualizadas", "etc.", se referem ao Dia do Senhor.

   

As citações CORRETAS a seguir sobre o Dia de Cristo e sobre o Dia do Senhor são todas da ACF.

       

      

O DIA DE CRISTO, O DIA DO SENHOR JESUS, O DIA DO ARREBATAMENTO.

   

[1ª Coríntios 5:5]

Seja, este tal, entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.

  

A SADIA DOUTRINA DA SEPARAÇÃO

 

O crente, seja ele PASTOR ou "LEIGO", que incorre continuamente em pecado e não aceita a admoestação (advertência corretiva) dos irmãos, deve ser mantido fora das reuniões de comunhão de fé [1ª Coríntios 5:11, Tito 3:10-11].

 

O Senhor, a Seu tempo, exercerá a disciplina, que poderá ser a entrega do pecador ao poder destrutivo de Satanás. Que fique suficientemente claro que pecado não se restringe aos tão recorrentes e explorados pecados sexuais (fornicação e adultério).

 

Pecado TAMBÉM é roubo, apropriação indevida, indução dos irmãos de fé a erro para tirar vantagem, uso de atribuição funcional para facilitar a CORRUPÇÃO com vistas à obtenção de pagamento em dinheiro, e tantas, tantas e tantas denúncias que caem frequentemente sobre políticos que se apresentam como "cristãos" ou que são chamados de EVANGÉLICOS no Brasil.

 

Leia a postagem A ORIGEM DO MAL E A SALVAÇÃO para compreender que DEUS tem autoridade ABSOLUTA SOBRE Satanás (o Opositor) para, através da atuação de Satanás e dos anjos decaídos (demônios), exercer juízo contra as pessoas que se entregam ao Mal.

 

Portanto, o versículo acima é um estímulo para que cada GRUPO local de crentes se mantenha ÍNTEGRO para, em conjunto, ser arrebatado pelo Senhor Jesus Cristo.

    

[2ª Coríntios 1:14]

Como também já em parte reconhecestes em nós, que somos a vossa glória, como também vós sereis a nossa no dia do Senhor Jesus.

   

[Filipenses 1:10]

Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; [Leia acima comentário de 1ª Coríntios 5:5.]

  

[Filipenses 2:16]

Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.

   

[Filipenses 1:6]

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;

 

Pois o objetivo dos Apóstolos, dos discípulos, e dos atuais pregadores sinceros da Palavra de Deus é que o Senhor Jesus Cristo encontre Sua Igreja preparada para a comunhão eterna com Ele.

   

[2ª Tessalonicenses 2:2]

Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.

 

Isto porque, infelizmente, muitos cristãos têm se deixado iludir pelas imaginadas e falsas "revelações espirituais" supostamente recebidas por pretensos "iluminados", "sensitivos", "paranormais", etc.

 

As Igrejas Neoevangélicas, as Pentecostais e as Neopentecostais estão especialmente infestadas com essa praga daninha iniciada na ICAR, e que já começa a alcançar as igrejas Evangélicas Reformadas e as Batistas "Renovadas".

 

Infelizmente, as atuais fantasias sobre o Arrebatamento já estão próximas do delírio.

   

   

O DIA DO SENHOR, O GRANDE E TERRÍVEL DIA DO SENHOR.

   

Antigo Testamento

   

[Isaías 2:12]

PORQUE O DIA DO SENHOR DOS EXÉRCITOS SERÁ CONTRA TODO O SOBERBO E ALTIVO, E CONTRA TODO O QUE SE EXALTA, PARA QUE SEJA ABATIDO;

[Isaías foi inspirado a escrever contra a prepotência dos pecadores do mundo inteiro que se recusam a reconhecer seus erros para que se arrependam e possam ser salvos.]

    

[Isaías 13:6]  

Clamai, pois, o dia do Senhor está perto; vem do Todo-Poderoso como assolação.

    

[Isaías 13:9]  

Eis que vem o dia do Senhor, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores. [Versículo que nitidamente se refere a um Juízo de Deus e à destruição de todos os pecadores do mundo inteiro (Apocalipse 19:21).]

    

[Ezequiel 13:5]

Não subistes às brechas, nem reparastes o muro para a casa de Israel, para estardes firmes na peleja no dia do Senhor. [Dia da Batalha do Armagedom (Apocalipse 14:16; 19 17-21).]

   

[Ezequiel 30:3]

Porque está perto o dia, sim, está perto o dia do Senhor; dia nublado; será o Tempo dos Gentios.

[O Dia do Senhor será ao final da segunda metade da Tribulação. Leia a postagem 1 – O TEMPO DA GRAÇA DE DEUS.]

   

[Joel 1:15]   

Ai do dia! Porque o dia do Senhor está perto, e virá como uma assolação do Todo-Poderoso.

   

[Joel 3:14]   

Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão.

[Vale de Jeosafá, também conhecido com Vale de Megido, no qual será realizada a última batalha, a Batalha do Armagedom (Apocalipse 16:13-16; 19:17-19).]

   

[Amós 5:18]

Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Será de trevas e não de luz.

   

[Amós 5:20]

Não será, pois, o dia do Senhor trevas e não luz, e escuridão, sem que haja resplendor?

  

[Sofonias 1:7]

Cala-te diante do Senhor DEUS, porque o dia do SENHOR está perto; porque o SENHOR preparou o sacrifício, e santificou os Seus convidados.

[Sacrifício dos pecadores. Os convidados santificados são os "exércitos do céu" (Apocalipse 19:14).]

    

[Sofonias 1:14]

O grande dia do Senhor está perto, sim, está perto, e se apressa muito; amarga é a voz do dia do Senhor; clamará ali o poderoso.

     

[Joel 2:31]   

O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, ANTES que venha o grande e terrível dia do Senhor.

[Haverá um eclipse total do Sol e uma Lua de Sangue ANTES da Batalha do Armagedom. Mas esse eclipse total do Sol combinado com a Lua de Sangue poderá ocorrer alguns anos ANTES da Batalha do Armagedom. Leia, abaixo, o comentário em Malaquias 4:5.]

     

[Zacarias 14:1]

Eis que vem o dia do SENHOR, em que teus despojos se repartirão no meio de ti.

    

[Malaquias 4:5]

Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;

[O profeta Elias é uma referência a João Batista , cujo ministério de anunciação do Senhor Jesus Cristo começou mais de oitocentos anos DEPOIS do ministério profético de Elias, seu predecessor. Desde o fim do ministério de João Batista, já se passaram mais de 1.900 anos! Malaquias 4:5 faz referência ao que lemos em Apocalipse 11:3-11. Ou seja, esta é mais uma passagem bíblica na qual uma vírgula representa uma separação de centenas de anos entre dois eventos!]

   

     

DIA DO SENHOR no Novo Testamento

      

[Atos 2:20]

O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor; [Leia acima comentário em Joel 2:31.]

    

[1 Tessalonicenses 5:2]

Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite;

 

Os pecadores prepotentes não arrependidos se entregarão ao engano do Anticristo e do Falso Profeta, e estarão convictos de que o Projeto da Nova Ordem Mundial perdurará indefinidamente, apesar das catástrofes que anunciam o FIM.

    

[2ª Pedro 3:10]      

Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. [Pedro se refere ao desfecho final da história, quando Deus fizer novo Céu e nova Terra (Apocalipse 21:1-27; 22:15).]

   

[Apocalipse 1:10]

Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,

 

Apocalipse 1:10 informa que o Apóstolo João foi arrebatado no Espírito de tal maneira que passado, presente e futuro tornaram-se, ao mesmo tempo, igualmente acessíveis à visão dele. Neste versículo 10, o Senhor Jesus Cristo fala o que será repetido em Apocalipse 22:13. Não há como um ser humano compreender adequadamente de imediato tamanha percepção ampliada da visão dos acontecimentos.

   

A leitura dos versículos acima citados em seus respectivos contextos, deixa claro que a expressão Dia de Cristo foi usada para referir-se a um dia no qual os crentes devem estar preparados para que se reúnam com o Senhor Jesus Cristo!

   

Diferentemente, a expressão Dia do Senhor é uma inequívoca referência a um dia posterior aos três e meio primeiros anos (1260 dias) da Tribulação, no qual começarão a ser despejadas terríveis pragas e catástrofes para assolar o mundo todo, para castigar todas as pessoas que aceitarem receber a Marca 666, a qual sinalizará a adoração individual em público do Anticristo, como se ele fosse um deus.

   

Sim, de fato, Jesus Cristo é o Senhor, mas a Palavra de Deus contém profecias nas quais o DIA DO SENHOR é, nitidamente, o desfecho descrito em Apocalipse 19 na Batalha do Armagedom.

   

Já na 2ª Carta de Paulo aos Tessalonicenses, capítulo 2, versículo 2, O ESPÍRITO SANTO DE DEUS inspirou Paulo a escrever sobre O DIA DE CRISTO. Se a intenção de Deus fosse alertar sobre o dia do Armagedom, a expressão usada seria, sim, o DIA DO SENHOR, mas não foi assim que a 2ª Carta de Paulo aos Tessalonicenses foi inspirada e redigida.

   

O motivo de o Espírito Santo ter inspirado o Apóstolo Paulo escrever o DIA DE CRISTO é, como nos mostra Hélio de Menezes Silva, alertar os cristãos sobre o Arrebatamento a ser feito pelo SENHOR JESUS CRISTO.

   

Ao equiparar o Dia de Cristo de 2ª Tessalonicenses com o Dia do Senhor do Velho Testamento, os "revisores" e "atualizadores críticos" da Bíblia sonegam ao leitor a clareza com que o Espírito Santo orientou a redação desse texto, e retiram do leitor a compreensão sobre o que está para acontecer.

   

Fica, assim, estabelecida uma confusão "erudita" que facilita o erro e a dispersão.

   

   

OS DOIS REQUISITOS PRÉVIOS PARA QUE OCORRA O ARREBATAMENTO.

  

[2ª Tessalonicenses 2:1-3]

1 Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com Ele,

 

2 Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o DIA DE CRISTO estivesse já perto.

 

3 Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a APOSTASIA, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição [o ANTICRISTO],

[ACF, negrito e maiúsculas acrescentados.]

    

É fundamental que o cristão preste atenção ao que está escrito, do jeito que está escrito, na TRADUÇÃO CORRETA da verdadeira Bíblia.

   

Em 2ª Tessalonicenses 2:2, acima citado, o Apóstolo Paulo pede aos crentes da Igreja de Tessalônica que não se perturbem por supostas e falsas "revelações" em espírito, "como se o Dia de Cristo estivesse JÁ PERTO."

    

"JÁ PERTO" é diferente de "está acontecendo" ou de "já está acontecido".

 

A palavra "apostasia" que consta no original grego é " ?ποστασ?α ". Na Concordância de Strong é o termo "646 apostasia" [21]. Essa palavra pode significar "retirada" dependendo do contexto em que é usada, ou seja, dependendo de como a palavra "apostasia" se encaixa no texto onde está escrita, especialmente se não estiver seguida de um complemento nominal que indique se tratar de "apostasia da fé".

 

Mas NÃO é esse o caso da palavra "apostasia" usada em 2ª Tessalonicenses 2:1-3.

 

Isso porque se lê na citação acima:

"... nem vos perturbeis ..., como se o  DIA DE CRISTO  estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que  ANTES  venha a APOSTASIA,  E  se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição [o ANTICRISTO],..."

 

Ora, o Dia de Cristo é exatamente o dia no qual os crentes serão retirados da Terra para serem reunidos com os crentes recém-ressuscitados e com o Senhor Jesus Cristo no céu (nos ares), conforme lemos em:

 

[1ª Tessalonicenses 4:17]  Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos ARREBATADOS juntamente com eles [os crentes ressuscitados ] nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

 

Ou seja, em 1ª Tessalonicenses 4:13-18 a Palavra de Deus nos deixa claro que as pessoas crentes no Senhor Jesus Cristo que tiveram morte corporal antes do Dia de Cristo, serão todas ressuscitadas ao som da Trombeta de Deus.

 

O Senhor Jesus Cristo se manifestará nos ares para se reunir com esses crentes ressuscitados e também com os crentes bíblicos que estiverem vivos naquele momento, os quais terão seus corpos instantaneamente transformados, conforme lemos em:

 

[1ª Coríntios 15:51-52]

51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos [ou "nem todos morreremos"], mas TODOS SEREMOS TRANSFORMADOS;

 

52 Num momento, NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

[ACF, negrito, maiúsculas e colchetes acrescentados.]

 

Dessa forma, a leitura contextualizada de 2ª Tessalonicenses 2:3 leva à conclusão de que NO DIA DE CRISTO ocorrerá a ressurreição dos crentes já mortos e o Arrebatamento dos crentes que estiverem vivos, de forma que a apostasia a que se refere esse versículo 3 NÃO PODE ser a "retirada" dos crentes, ou seja, a palavra "apostasia" NÃO pode ser o próprio Arrebatamento, mas essa "apostasia" é, sim, um SINAL ANTERIOR que indica a proximidade do Arrebatamento.

 

Conclui-se que ANTES do Dia de Cristo e, consequentemente, ANTES do Arrebatamento, há a APOSTASIA DA FÉ, a qual já vemos estabelecida em todas as instituições cristãs, e atuante na vida de quase todos os cristãos, inclusive em ocupados (para não escrever distraídos) crentes bíblicos.

 

Leia a postagem CRENTES EM ERRO sobre a sutil, dissimulada e persuasiva influência da APOSTASIA DA FÉ na vida de crentes que, por não estarem atentos às profecias bíblicas devidamente contextualizadas, deixam que todo o seu tempo livre seja tomado por "urgentes" e "inadiáveis" preocupações convencionadas pelo consenso social, o qual é pautado pelo consumismo materialista e pelo jogo de aparências.

 

Essas preocupações socialmente convencionadas "urgentes" e "inadiáveis" incluem a aquisição e a manutenção de coisas e o planejamento de viagens dispendiosas, que são lindas e gratificantes, mas NADA acrescentam à vida de fé, enquanto que os crentes deixam de contribuir suficientemente para a obra de divulgação do Evangelho do Senhor Jesus Cristo, da forma completa como está ESCRITO na inteira e verdadeira Palavra de Deus.

 

 

A PROXIMIDADE DO ARREBATAMENTO EM RELAÇÃO À GERAÇÃO PÓS 1948

 

A postagem 7.4 – UM NASCIMENTO EM MEIO ÀS DORES expõe a explicação bíblica, devidamente fundamentada na Palavra de Deus citada em artigo do site A Espada do Espírito [22], de que, após a destruição do Segundo Templo de Jerusalém no ano 70 d.C. e após a Diáspora do ano 135 d.C. (com a substituição do nome Israel por Síria-Palestina por ordem do Imperador Adriano), a fundação do futuro Estado de Israel seria, PRECISAMENTE no ano de 1948 do nosso Calendário Gregoriano, NEM ANTES, e NEM DEPOIS.

 

A "vinda do Filho do Homem" será num momento em que essa vinda não é esperada, nem mesmo imaginada, e inesperada até mesmo pelos crentes, conforme lemos:

 

[Lucas 12:40]

Portanto, ESTAI VÓS TAMBÉM APERCEBIDOS; [o Senhor Jesus Cristo falou àqueles que estavam ouvindo o Senhor naquele momento, os quais representavam todos nós que viríamos a crer no Senhor] porque VIRÁ O FILHO DO HOMEM À HORA QUE NÃO IMAGINAIS [nem os ouvintes do Senhor Jesus Cristo, nem nós, hoje].

[ACF, negrito e maiúsculas acrescentados.]

 

Por que a "vinda do Filho do Homem" será "À HORA QUE NÃO IMAGINAIS"?

 

Por que, a despeito de todos os sinais e alertas, os ímpios, os descrentes e os crentes serão apanhados de surpresa? 

 

[2ª Pedro 3:3-4]

3 Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências,

 

4 E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.

[ACF, negrito acrescentado.]

 

Porque até o momento do Arrebatamento, "todas as coisas permanecerão como desde o princípio da criação", de forma que até o momento do Arrebatamento, o ceticismo será a regra geral para a maioria das pessoas, inclusive para muitos cristãos que se consideram crentes, mas que não estudam unicamente a verdadeira Palavra de Deus.

 

Para que o Monte Moriá (o Monte do Templo) seja liberado do Domo da Rocha e da Mesquita Al Aqsa, é necessário que ocorra a expansão territorial do Estado de Israel a que se refere a postagem 7.10 – A QUESTÃO PALESTINA.

 

Essa futura (e já muito próxima) expansão territorial de Israel desencadeará a animosidade de lideranças europeias alinhadas com a atual ideologia que defende os interesses das lideranças dos Estados Muçulmanos do Oriente Médio, do Norte da África, e da Ásia Central.

 

Trata-se de uma ideologia fomentada pela liderança de Iniciados da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), que tem secularmente mantido a pretensão de que os líderes católicos romanos assumam o lugar dos judeus na condução de um Governo Mundial Único. Essa pretensão fica quase explícita a partir das recentes declarações do Sumo Pontífice Bento XVI (p.2005-2013) e do Sumo Pontífice Francisco (desde 2013).

 

A disputa de poder entre os Iniciados Católicos e os "outros" Iniciados está inserida na lógica da disputa de forças da RELIGIÃO DE MISTÉRIOS DA BABILÔNIA, conforme exposto na sequência de seis postagens e dez anexos sob o título 7.7 – OS QUATRO REINOS DE DANIEL E OS DEZ REINOS DO APOCALIPSE. Cada liderança de cada facção em disputa pelo Poder Mundial pretende entronizar o seu "Escolhido" como o líder mundial que atenda às expectativas da respectiva liderança.

 

Daniel (9:27; 11:31), Zacarias 11:15-17, Mateus 24:15, Romanos (9:27; 11:16-25), 2ª Tessalonicenses 2:8-12, Apocalipse 12:13-17 mostram, numa leitura contextualizada, que os judeus incrédulos estão enganados e ainda serão entregues a mais extremo engano num futuro próximo.

 

Mas, apesar da generalização do engano, serão salvos aqueles judeus que se deixarem sensibilizar pelo testemunho dos crentes no Senhor Jesus Cristo [Romanos 11:23] no ainda vigente Tempo da Graça, ou nos primeiros três anos e meio do Governo Mundial pelo testemunho dos 144.000 judeus selados [Apocalipse 7:4-8] e pelo testemunho das Duas Testemunhas de Deus [Apocalipse 11:3-13].

 

A postagem 7.11 – O ATAQUE DA COALIZÃO RUSSA CONTRA ISRAEL mostra que uma aproximação geopolítica entre a Rússia e sua área de influência na Europa Oriental com a União Europeia e a Europa Ocidental será a materialização do Império Romano reunificado contra Israel, como aconteceu nos dias do General Tito (70 d.C.) e do Imperador Adriano (135 d.C.). Esse ataque será completamente vencido por Israel através da intervenção de Deus [Ezequiel 38 e 39], de forma que, ao final dessa guerra, o "Escolhido" como "Messias" [Zacarias 11:15-17] assinará a Aliança de Paz de sete anos [Daniel 9:27] com "muitos" (mas não todos).

 

Permita Deus que a maioria do povo brasileiro saia do atual atordoamento e eleja governantes que se posicionem a favor do Estado de Israel.

 

A postagem 7.12 – O TERCEIRO TEMPLO DE JERUSALÉM expõe a explicação bíblica, devidamente fundamentada na Palavra de Deus, de que a fundação (nascimento) do Estado de Israel [Isaías 66:7-8] ocorreu precisamente no ano de 1948 (NEM ANTES, e NEM DEPOIS), e que APÓS esse "nascimento", será construído o Terceiro Templo de Jerusalém no Monte Moriá, exatamente no mesmo lugar onde estiveram erigidos o Primeiro Templo e o Segundo Templo.

 

Conclui-se, assim, que o Arrebatamento NÃO foi, em absoluto, "iminente" entre o Dia de Pentecostes (Atos 2) e o dia da fundação do Estado de Israel, apesar da FALTA DE FÉ dos judeus [Ezequiel 37].

 

Considerando-se as constatações BÍBLICAS apresentadas nas postagens acima, o Arrebatamento é um evento que ainda ocorrerá num futuro já MUITO próximo, assim como a manifestação pública do homem que será (ou já foi) "Escolhido" como "Cristo" da Nova Ordem Mundial, o futuro "Messias" dos judeus talmúdicos e dos cabalistas.

 

Portanto, a APOSTASIA DA FÉ e a manifestação do ANTICRISTO são eventos próximos, mas NÃO serão eventos posteriores ao Arrebatamento.

    

Pelo contrário, a APOSTASIA e a manifestação do ANTICRISTO são, necessariamente, EVENTOS ANTERIORES e PRÉ-REQUISITOS indicativos da iminência do ARREBATAMENTO.

   

Em português tão mais claro quanto possível:

   

NÃO haverá Arrebatamento antes que os crentes no Senhor Jesus Cristo saibam a identidade civil do homem que será "Escolhido" como "Cristo Reaparecido", no lugar de Cristo (ou em substituição de Cristo). A Bíblia chama este "Escolhido" como "Cristo Reaparecido" de Anticristo, a Besta.

   

A redação de 2ª Tessalonicenses 2:1-3 acima citada também nos sugere que a revelação da identidade do Anticristo e a retirada dos crentes deste mundo são eventos muito próximos.

   

Leia a postagem 7.13 – O Reaparecimento do Cristo para saber os outros nomes e títulos indicativos do Anticristo.

   

[Lucas 21:36]        

Portanto, vigiai em todo o tempo, orando, para que sejais contados como dignos de fugir para fora de (ou evitar [cf. ACF]) todas estas coisas estando para vir, e de estar em pé diante do Filho do Homem. [23] [LTT, negrito acrescentado.]

     

A forma como o Espírito Santo de Deus orientou o redator do Evangelho de Lucas, no trecho acima, nos deixa claro que o Senhor Jesus Cristo se refere ao Arrebatamento daqueles que forem encontrados pelo Senhor em fé, oração e obediência a ELE.

   

Louvado seja o Senhor Jesus Cristo pela misericórdia de nos revelar o que ainda vai acontecer e de nos orientar sobre o que fazer, e bem aventurados são aqueles de nós que receberem a graça de obedecê-Lo.

   

  

Que a leitura desta postagem seja uma bênção para quem a leu.

 

Florianópolis, 04 de julho de 2010.

 

[1] Há uma belíssima correlação entre as ordens de Deus no Antigo Testamento e o tempo presente, de forma que as Festas, Celebrações e ordenações de Deus indicam profeticamente os Seus propósitos para aqueles a quem Ele se revela, conforme nos mostra o texto de Jocelyn Andersen: A Redenção em Cristo e o Arrebatamento in Redemption, cap.8 The Rapture. Trad. e comentários de Mary Schultze. 26/01/2009.

[2] O conjunto de DVDs intitulados ESCATOLOGIA: As Duas Testemunhas e o Arrebatamento da Igreja, tem três palestras:

 

12 Argumentos do Porquê Estudar a Palavra Profética;

As Duas Testemunhas e o Arrebatamento da Igreja (partes 1 e 2).

 

Essas palestras foram ministradas pelo Pr. Reinhold Federolf na Primeira Igreja Batista em Porto Alegre em outubro de 2012.

 

Esse conjunto de DVDs podem ser adquiridos através do link acessado em 19/10/2015:

http://www.chamada.com.br/livraria/videos/p?i=967&t=DVDs+Escatologia

 

NADA GANHO por divulgar essa informação. Ocorre apenas que percebo que obras que divulgam verdadeiramente a inteira Palavra de Deus (inclusive as imprescindíveis profecias bíblicas) precisam de suporte financeiro, ainda que eventualmente usem "versões da bíblia" que eu sei serem erradas.

   

[3] NADA GANHO por divulgar as Bíblias ACF e LTT. Ocorre, apenas, que desde 2008, quando Deus me abençoou com a compreensão de que devemos procurar ter uma tradução idônea da Palavra de Deus, tenho constatado que está ficando cada vez mais e mais difícil para uma pessoa conseguir uma Bíblia que tenha uma tradução adequada para o português no Brasil.

 

Tive contato suficiente com outras "versões" da João Ferreira de Almeida suficientemente corrompidas por "pequenas" variações que comprometem irremediavelmente a integridade do texto no qual estão escritas essas "pequenas" variações em relação ao contexto bíblico. A própria ACF tem alguns problemas de redação já evidenciados neste blog, mas que podem ser sanados por uma leitura contextual do restante da Bíblia.

 

Desde 2013 tive a oportunidade de consultar frequentemente a Almeida Revisada e Atualizada (ARA), e constatei, sem qualquer dúvida, que a ARA tem ERROS muito GRAVES e INSANÁVEIS, que ficam especialmente evidentes quando se faz uma leitura bíblica contextual e um estudo sistemático do conjunto de textos da própria ARA.

 

É sintomático que a ARA seja produto de uma "influência" que foi sutilmente introduzida na Sociedade Bíblica que a edita [já há farta informação sobre esse fato na internet] e que é a mesma "influência" que atua sobre as lideranças das denominações que adotam a ARA como texto para leitura e estudo.

 

As outras "versões de bíblias", a BLH, a NBLH, a NTLH e a NVI podem até ser encaradas como um "tipo de literatura" baseada em alguns conceitos cristãos, por serem publicadas num país onde [ainda] há liberdade de expressão. Mas se tornam completas abominações APÓSTATAS anticristãs quando são adotadas em substituição à verdadeira Palavra de Deus nas Igrejas!

 

Assim, só me resta promover e estimular a aquisição da ACF e da LTT, enquanto isso ainda é possível., ou a consulta gratuita das versões online de ambas.

 

[4] O resumo de A TRI—UNIDADE DE DEUS NO VELHO TESTAMENTO está disponível no link conferido em 19/10/2015  http://solascriptura-tt.org/TeologiaPropriaTrindade/TriunidadeDeDeusNoVelhoTestamento-SRosentha.htm

 

[5] Leia sobre a maravilhosa SEGURANÇA DA SALVAÇÃO (ou "imperdibilidade" da salvação) neste Tempo da Graça em artigos do site Sola Scriptura TT, http://solascriptura-tt.org/ .

 

[6] Leia a sequência de seis postagens e dez anexos sob o título 7.7 – OS QUATRO REINOS DE DANIEL E OS DEZ REINOS DO APOCALIPSE, para saber que a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) e Igreja Católica Ortodoxa (ICO) são, na verdade, mais do que simples herdeiras do Império Romano (dividido em Ocidente e Oriente). ICAR e ICO são a materialização do Império Romano desde os anos 476 e 1543, respectivamente, e têm sido as materializadoras do Império Romano em seu formato final, profetizado no Livro de Daniel e no Livro do Apocalipse.

 

As "filhas" da ICAR (a ICO, as Igrejas Reformadas, e todas as Igrejas que tenham hierarquia como a ICAR, a ICO, e as Reformadas) são cooperadoras dessa "Construção" mesmo que seus membros inocentes úteis estejam ocupados demais para se dedicarem ao estudo da Palavra de Deus para que percebam o que está acontecendo. A postagem acima citada também expõe esse fato.

 

[7] Leia sobre a necessária e indispensável DOUTRINA BÍBLICA DA SEPARAÇÃO no tópico de mesmo nome na postagem A ATUAL PREPARAÇÃO PARA O EXTERMÍNIO, neste blog.

 

Leia também o artigo ali citado:

RIFFE, Ron. A DOUTRINA BÍBLICA DA SEPARAÇÃO. O método de Deus para o cristão manter-se puro em um mundo corrompido. Tradução: Jeremias R. D. P. dos Santos. Disponível no link acessado em 27/03/2015 http://solascriptura-tt.org/SeparacaoEclesiastFundament/DoutrBiblicaSeparacao-Riffe.htm  e no link conferido em 23/10/2015 http://www.palavraprudente.com.br/prudente/estudos/separacao.html

 

[8] A postagem 6 – A APOSTASIA DA FÉ expõe a substituição do Evangelho do Senhor Jesus Cristo por outros evangelhos, mais ao gosto da freguesia.

 

[9] A postagem 1 – TEMPO DA GRAÇA tem uma explanação sobre o Tempo do Fim.

 

[10] O ato de sublinhar versículos da Bíblia com intenção de realçá-los foi, aos poucos, se transformando numa prática de VALIDAR APENAS os versículos sublinhados "mais básicos da fé", em SUTIL e DISSIMULADO detrimento da leitura, do estudo e da divulgação do inteiro conteúdo da verdadeira e inteira Bíblia.

 

No "meio evangélico", a Bíblia tem sido dividida em "versículos mais básicos da fé que devem receber prioridade" no estudo, no conhecimento, e no compartilhamento, e em versículos cujo estudo, conhecimento, e compartilhamento, ou não são prioritários, ou são completamente dispensáveis, "sem comprometer a salvação". Essa "segunda categoria de versículos bíblicos" inclui os versículos que contêm as profecias bíblicas. Seja por comodismo, ou por indução ao erro, as lideranças jovens são especialmente suscetíveis a esse esquartejamento da Palavra de Deus.

 

Ou seja, com o cômodo pretexto de "não afugentar os jovens da Igreja", é aceito que a BÍBLIA SEJA ESQUARTEJADA para que os jovens possam aproveitar os "melhores pedaços dela", ou algo assim.

 

O que esse tipo de "teologia" tem a ver com a salvação que procede de Deus?

 

[11] Reinhold Federolf é Pastor da Obra Missionário Chamada da Meia-Noite. A citação da abençoada interpretação dele de Lucas 21:20-21 pode ser assistida no pacote intitulado DVDs Escatologia, já citados.

 

Como já escrevi neste blog, infelizmente eu mesmo estive influenciado por esse engano desde minha conversão em 1980 até o final de 2007! Mas o Pastor Reinhold Federolf AINDA ESTÁ SOB ESTE ENGANO!

 

Afinal, a aceitação das "várias versões válidas da bíblia" era (e ainda é) uma tese (falsa) defendida ferrenhamente desde o início da década de 1980 até hoje por doutos eruditos de várias denominações evangélicas (e até batistas), convergentes com a Doutrina Católica, em nome do [distorcido conceito de] "amor cristão" e da "aproximação entre [supostos] irmãos".

 

[12] [nota de rodapé de Hélio de Menezes Silva no arquivo Mateus.docx de http://www.solascriptura-tt.org/, negrito acrescentado]:

 

Mt 24:45 SERVO FIEL E PRUDENTE: O Senhor mede a motivação do coração (fruto do amor e fidelidade a Deus), não a realização exterior (fruto do talento, educação, meios, oportunidades, etc.). Nota 1Co 4:5, à luz de todo cap. 1Co 3.

 

[13] Apesar de a espiritualização de todos textos bíblicos do Antigo e do Novo Testamento parecer politicamente correta na maioria das vezes, o texto de Gênesis que relata as promessas de Deus a Abraão claramente se refere aos seus descendentes consanguíneos, mesmo que Deus tenha o poder de transformar pedras em filhos de Abraão como nos diz a Palavra de Deus (através de João Batista) em Mateus 3:9.

 

O Evangelho da GRAÇA de Deus a toda a humanidade não removeu as promessas que Deus fez a Abraão, apesar da rebeldia de seus descendentes, conforme podemos ler no Livro de Amós. A descrença e a indiferença dos judeus não anula a fidelidade de Deus.

  

[14] Palavras do Senhor Jesus Cristo sobre o que está escrito no Antigo Testamento sobre Ele:

[João 5:39] Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam.

Conferir com [Lucas 24:27,44].

 

Leia sobre a Tri-Unidade de Deus no Antigo Testamento (ou Velho Testamento) nos artigos:

 

JAMES, Jeremy. Israel e o Crescimento do Antissemitismo 'Cristão' - Parte 3: O Cristo Pré-Encarnado. Trad. Jeremias R. D. P. dos Santos. A Espada do Espírito, 27/03/2015.

 

SILVA, Hélio de Menezes. A TRI-UNIDADE DE DEUS NO VELHO TESTAMENTO. Sinopse do livro de Stanley Rosenthal, São José dos Campos: Fiel (sem data de publicação). Disponível em http://solascriptura-tt.org/TeologiaPropriaTrindade/TriunidadeDeDeusNoVelhoTestamento-SRosentha.htm  . Livro à venda em: http://www.lojafiel.net/Tri-Unidade-de-Deus-no-Velho-Testamento-A--Livros--Doutrina-_cod_202

 

[17] [nota de rodapé de Hélio de Menezes Silva em Mateus.docx (http://www.solascriptura-tt.org/)]:

Mt 24:14 Evangelho do REINAR será pregado em TODO O MUNDO ... a TODAS AS NAÇÕES, e então virá O FIM: É o Evangelho do REINAR (não o da GRAÇA!) que terá que ser pregado a todas as nações, como sinal da proximidade do fim, o qual é o clímax da Tribulação (não o Arrebatamento), para começo do Milênio (não da Tribulação).

 

O Evangelho do Reinar é a boa nova “O Rei está voltando para Reinar sobre Israel e todo o mundo”, é diferente do Evangelho da Graça, que é a boa novaO Salvador veio para verter Seu sangue e ser ressuscitado, tudo para salvar pecadores. Arrepende-te de teus pecados, crê tudo que a Bíblia diz dEle, recebe-O como Senhor e Salvador, e serás salvo, sem obras”.
 

[18] Na nota de rodapé de Apocalipse.docx (http://www.solascriptura-tt.org/), Hélio de Menezes Silva expõe uma constatação, feita também por outros estudiosos da Palavra de Deus, de que “seguramente a doutrina dos nicolaítas é, ou pelo menos inclui, o significado etimológico da palavra ‘nicolaítas’ (‘aqueles que conquistam e dominam os leigos’)”.

 

Não há como negar, nem ignorar, que a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), as Igrejas Reformadas, e muitas outras Evangélicas, Neoevangélicas, Pentecostais, Neopentecostais, se baseiam numa estrutura na qual há uma “infinita distância entre os leigos (os extremamente baixos e dominados) e o clero (os supremamente elevados e dominadores)”.

 

O que lemos em Apocalipse 2:6,15 é que a organização de qualquer grupo cristão que seja feita de forma que haja uma hierarquia entre leigos e sacerdotes, de tal forma  que os  sacerdotes dominem os leigos, NÃO ESTÁ CORRETA AOS OLHOS DE SENHOR JESUS CRISTO.

 

[19] Conforme explica Hélio de Menezes Silva, em 2ª Tessalonicenses 2:1-3 a expressão "através de espírito" refere-se a {* Alguém que diz que tem uma revelação do Espírito de Deus}.

 

É especialmente lamentável a quantidade de pessoas que se reconhecem como cristãs (alguns se autodenominam "crentes") e que afirmam receber comunicação direta de Deus, tanto em audição (a pessoa afirma ter ouvido Deus falar), como em "espírito" (a pessoa afirma ter recebido uma comunicação direta e pessoal de Deus), em flagrante discordância do que está escrito na Palavra de Deus.

 

Discernimento e sabedoria proporcionados pelo Espírito Santo de Deus são bíblicos, e são diferentes da pretensa comunicação verbal, ou comunicação direta e pessoal de Deus com quem afirma tal comunicação. Do ponto de vista cronológico (ano 96 d.C.), me parece que o Apóstolo João foi o último humano a receber comunicação direta de Deus.

 

[20] [notas de Hélio de Menezes Silva no arquivo 2Tessalonicenses.docx em http://www.solascriptura-tt.org/ citadas juntas aqui com negrito acrescentado]:

 

2Ts 2:2 Mss Alex / TC / bíblias moderninhas aqui roubam dEle o título "O CRISTO" (O Messias, O prometido Ungido de Deus) (adulteram para "SENHOR"). Confundem e adulteram “O DIA DE CRISTO” para “O DIA DO SENHOR”.


[portanto:]

 

2Ts 2:2 Diferenciemos “O DIA DO CRISTO” de  “o dia do Senhor”:


-      O "dia do Cristo", logo após o Arrebatamento pré-tribulacional que formará a assembleia local totalizada futura, será o começo da eterna presença do crente, no seu corpo já glorificado, junto ao Cristo (antes, o crente estava conscientemente gozando da presença de Cristo, no Paraíso, mas estava sem seu corpo glorificado, Lc 16:20-31).


-      O "dia do Senhor" será quando [Deus] soltará sua ira acumulada contra a humanidade rebelde, no Armagedom, ao final da Tribulação, para, depois, começar a dispensação do Reinar Milenar.
 

[22] Em 02/05/2013 o tradutor Jeremias R. D. P. dos Santos traduziu para o português o artigo Como a Bíblia Predisse, em Duas Passagens Diferentes, o Ano de Fundação do Estado de Israel (1948), do pesquisador e autor cristão irlandês Jeremy James, e o publicou no site A Espada do Espírito, no endereço http://www.espada.eti.br/israel1948.asp , conferido em 17/10/2015.

 

 

[23] Texto literal de http://www.solascriptura-tt.org/ contido em Lucas.docx .

3 comentários:

  1. A seguinte sequencia é verdadeira:

    1. Apostasia ( ja cumprida )
    2. Conhecimento da pessoa do Anticristo (perto de conhecermos)
    3. Arrebatamento
    4. Tribulaçao
    5. Dia do Senhor

    ResponderExcluir
  2. e o conhecimento da pessoa do falso profeta se dara antes do arrebatamento?

    tribulação aqui se refere a ultima semana de 7 anos,profetizada nas 70 semanas pelo profeta daniel?

    ResponderExcluir
  3. Até agora, eu ainda não reconheci passagem ou passagens da Bíblia que indiquem explicitamente que a revelação da identidade do Falso Profeta coincidirá com a revelação do "Iníquo", da forma como está explicitado em 2 Tessalonicenses 2:3-8.
    Porém a religião de origem do Falso Profeta e o título religioso e político de quem provavelmente assumirá a condição de Falso Profeta estão expostos nas postagens 6 - APOSTASIA DA FÉ e 7.13 - O CRISTO REAPARECIDO.
    Que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir